10 frases de Pepe Mujica para refletir

0
12
Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Aqueles que gostam de dinheiro devem ser expulsos da política. Eles são um perigo”. “Vocês vão envelhecer, vão ter rugas e, algum dia, vão se olhar no espelho e terão que se perguntar, naquele dia, se vocês traíram a criança que tinham dentro de si”.

“O que é que chama a atenção mundial? Que vivo com pouco, em uma casa simples, que ando em um carrinho velho, essas são as notícias? Então este mundo está louco, porque o normal surpreende”.

 “Triunfar na vida não é ganhar. Triunfar na vida é se levantar e começar de novo cada vez que se cai”. 

“Ainda que pareça estranho, sempre cultivei as coisas com paixão, mas estou desprovido de ódio. O ódio é como o amor: cego; mas o amor é, em última instância, criador; o ódio destrói”. 

“Como inventamos uma sociedade de consumo, consumista, e a economia tem que crescer por que se não crescer é uma tragédia, inventamos uma montanha de consumo supérfluo. E tem que viver comprando e jogando fora, e o que estamos gastando é tempo de vida, porque quando eu compro algo — ou você — você não compra com dinheiro, você compra com o tempo de vida que teve que gastar para ter esse dinheiro, mas com uma diferença: a única coisa que você não pode comprar é a vida. A vida se gasta. E é miserável desperdiçar a vida para perder a liberdade”. 

“Tive que aguentar 14 anos em cana (…) Nas noites que me davam um colchão, eu me sentia confortável. Aprendi que, se você não pode ser feliz com poucas coisas, não vai ser feliz com muitas coisas. A solidão da prisão me fez valorizar muitas coisas”. 

“Sim, estou cansado, mas isso não para até o dia em que me coloquem em um caixão ou quando eu for um velho esquecido”. 

“Foi criada uma literatura falsa contra o Estado. Mas o Estado é como a caixa de ferramentas, não têm consciência. A falha é nossa, dos seres humanos que administram o Estado”. 

“Não quero nos chamar de América Latina porque não somos só descendentes de latinos. Somos descendentes de negros, de povos indígenas e de asiáticos; somos descendentes de todos os pobres e perseguidos do mundo, que vieram para a América para sonhar com o futuro”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui