Federação Interestadual dos Urbanitários do Sul (FESUL) é criada em Florianópolis

Assembleia aprovou filiação da FESUL à Confederação Nacional dos Urbanitários

0
54

No domingo, 28 de julho, foi fundada a Federação Interestadual dos Urbanitários do Sul – FESUL. A Assembleia de fundação, ocorrida na sede da ASSEFAZ, em Florianópolis, contou com a participação de nove sindicatos de pessoas trabalhadoras dos ramos de energia, água e saneamento e aprovou a filiação da entidade à Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU). 

A Direção Provisória é composta por dezessete dirigentes sindicais e a companheira Cecy Maria Marimon foi eleita para a Presidência do órgão. De acordo com Cecy, que é trabalhadora da CGT Eletrosul e dirigente do Sinergia Florianópolis, a assembleia de fundação foi exitosa, “ainda mais nesse momento em que estamos às vésperas do Congresso da CNU, que elegerá a Direção definitiva da entidade, após a concessão do Registro Sindical no Ministério do Trabalho e Emprego”. E completou: “é sinal de que o projeto da Confederação Nacional dos Urbanitários da CUT só tem a avançar. Parabéns às pessoas urbanitárias sulistas e estamos contentes em fazer parte da CNU”.

O Presidente da CNU, Paulo de Tarso, presente no encontro, celebrou a concretização da construção da Federação do Sul: “existem especificidades nas diferentes regiões do Brasil: natureza, questões econômicas etc. A Federação Regional tem essa qualidade de trabalhar as características regionais em conformidade com a Confederação Nacional. É preciso estar articulado para encarar os debates nacionais, como a questão da luta pela reestatização da Eletrobras, por exemplo. Precisamos debater como fazer”. Paulo também destacou a dificuldade do atual governo federal em trabalhar esse tema: “nós fomos vitoriosos na luta pela manutenção da Eletrobras pública até junho de 2022, quando a empresa foi vendida na calada da noite, com a mudança de votos de determinados senadores que estavam ao nosso lado. Quase conseguimos segurar a privatização. O governo Lula hoje está governando com apenas um terço do Congresso Nacional, o que dificulta a luta pela reestatização”.

Diretor de Organização Sindical do Sinergia CUT/SP, o eletricitário Marcelo Fiorio, relembrou todo o histórico de criação da FESUL, desde meados dos anos 1990, e destacou que “estamos aqui hoje, pois precisamos organizar melhor os trabalhadores e as trabalhadoras. O sindicato pelego está na praia nesse domingo. Nós estamos aqui para fazer outra coisa. Para que fundar uma Federação? Para transformar a contribuição dos trabalhadores em luta, em aumento das conquistas, em melhoria da consciência. Nós estamos aqui para fazer diferente”. Fiorio, que é um grande incentivador da criação das Federações de Urbanitários e Urbanitárias em todo o país, explicou sobre a necessidade de criação de uma Confederação: “somos um rol de categorias profissionais. Precisamos parar de nos dividir, e sim nos juntar. A Federação Nacional dos Urbanitários não estava dando conta das nossas lutas, por isso a importância da construção de uma Confederação”. 

Participaram da Assembleia também os companheiros Rafael Oliveira, representando a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e Esteliano Neto, presidente da Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste (FRUSE) e Diretor Executivo da CUT Brasil.

Ao fim da Assembleia, ficou definido que a FESUL enviará uma delegação para participar do Congresso Extraordinário da CNU no Rio de Janeiro nos dias 12 e 13 de agosto. Nesse evento será referendada a reforma dos Estatutos e a eleição da Direção definitiva da CNU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui