Assembleia estadual reúne 500 celesquianos/as em Palhoça

Categoria aprovou início da greve para o dia 12 de agosto (segunda-feira)

0
59

Quase 500 trabalhadores e trabalhadoras da Celesc de todo o estado se reuniram no sábado, 3 de agosto, em Palhoça, para a Assembleia Estadual de consolidação da Pauta de Reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025.

Logo na abertura, foi feita uma homenagem à trabalhadora do Sinergia Maria Eliete da Silva, a Detinha, que se aposentou do sindicato na última semana. Em seguida, foi debatida e votada a deliberação sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado em todo o estado, a partir das 6h do dia 12 de agosto (segunda-feira), em função da ausência de contraproposta da empresa ao Acordo de PLR 2024. Em dezembro de 2023, a Intercel encaminhou à direção da Celesc a proposta de Acordo de PLR para 2024. Contudo, passados oito meses, a empresa ainda não havia encaminhado uma contraproposta – e, na semana passada, encaminhou uma Nota Técnica indicando a intenção de dividir a categoria na forma de distribuição da PLR. Por ampla maioria, a greve foi aprovada.

Na sequência, foram votadas todas as cláusulas que estarão na Pauta de Reivindicações da categoria, a ser entregue à empresa nos próximos dias.

O assessor do deputado estadual Fabiano da Luz (PT), Marcel Salomon, fez uma saudação aos presentes e reforçou o compromisso do mandato com a defesa da categoria e da manutenção da Celesc Pública. O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) mais uma vez se fez presente na Assembleia Estadual e também falou em defesa da categoria: “eu me coloco como um braço à disposição da empresa e principalmente dos trabalhadores. O que há de mais precioso numa empresa pública são as pessoas. Vocês têm a segunda menor tarifa nacional de energia. Algumas coisas dignificam o nome dessa empresa e nos trazem muito orgulho”. Caropreso lembrou, contudo, de reclamações sobre o atendimento da Celesc nos últimos meses: “agradeço pelo excelente trabalho que vocês fazem. Mas algumas pessoas que fizeram contato comigo reclamam que o sistema comercial novo tem que mudar. Os caras inventam um negócio para facilitar a vida e não há funcionários suficientes para habilitar uma ligação ou pagar a sua conta”. Por fim, Caropreso lembrou que fez interlocuções com a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) para auxiliar nos encaminhamentos da tramitação do projeto da Aposentadoria Especial para Eletricitários que atuam em área de risco.

A Assembleia foi encerrada com o almoço de confraternização e a apresentação da Dbregas Drama Band, que tem como baterista o celesquiano Cristiano dos Passos.

Aposentadoria Especial 

Ao final da fala do deputado Dr. Vicente Caropreso, a Presidenta da Federação dos Urbanitários do Sul (FESUL), Cecy Marimon, levou ao parlamentar a preocupação com a tramitação do projeto que visa recuperar a aposentadoria especial das pessoas eletricitárias que atuam em área de risco. Cecy agradeceu o apoio recebido da deputada Geovania de Sá na relatoria do projeto na Câmara dos Deputados e solicitou ajuda do deputado e da bancada de seu partido no Congresso, pois o projeto agora tramita em outras comissões e é importante manter e aprovar o texto que contempla a categoria eletricitária.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui