Ex-diretores e diretoras e aposentados e funcionários do Sinergia compareceram ao primeiro encontro do Café com História na segunda-feira (30). O projeto foi desenvolvido para reconhecer fotografias sem identificação do sindicato, além de promover uma conversa sobre a contextualização da época em que a foto foi tirada.
Emoção, risadas e muito afeto foram trocados entre os participantes da primeira edição. Dentre as mais de 10.000 imagens armazenadas no sindicato, as escolhidas da noite foram as de assembleias e as negociações de ACT.
A diretora de cultura Caroline Borba, destacou a importância do Sinergia em promover a preservação de sua memória, criar espaços de troca e conexão entre os trabalhadores e a sociedade. Complementando, a assessora de cultura e formação do Sinergia, Júlia Souza, afirma que, “o projeto cria um processo de formação política e conecta as várias gerações que construíram e constroem a história do Sinergia para que possamos fortalecer nossos laços afetivos, alimentar nossa memória e assim trilharmos coletivamente novos e esperançosos caminhos!”.
Uma das responsáveis pela organização e resgate das fotos nos acervos do sindicato, a estagiária de arquivologia Rosane Lima, contou sobre o processo para restaurar as imagens, já desgastadas pelo tempo: “Foi feito uma classificação e um diagnóstico do que é necessário fazer com as imagens. Algumas fotos necessitam de uma higienização com mais profundidade. A ideia é armazenar essas fotos em pastas adequadas, para digitalizarmos todo esse material”.