Planejamento da Intercel
Os dirigentes dos sindicatos da Intercel se reunirão entre os dias 23 e 25 de abril para o Planejamento da Campanha de Data-Base na Celesc. No encontro será construída a agenda de lutas para o Acordo Coletivo 2025/2026. Além disso, também é nesse evento que ocorre a troca anual da Coordenação da Intercel – pelo revezamento, o Sinergia passará a Coordenação para o Sindinorte.
Sinergia dialoga com AXS Energia sobre demissões
O Sinergia se reuniu no início de abril com a direção da AXS para compreender o porquê de trabalhadores de um mesmo setor terem sido demitidos ao mesmo tempo – justamente empregados que foram contrários à aprovação da Contraproposta ao Acordo Coletivo de Trabalho na Assembleia, em janeiro. A empresa argumentou ter sido coincidência o fato. O Sinergia estuda a possibilidade de denúncia no MPT.
Eletrobras alterou o horário de trabalho de forma unilateral, sem diálogo
A Eletrobras alterou o horário de entrada e saída de todas empresas. A alteração, comunicada por email, não foi negociada com os sindicatos. A Intersul questionou o ART da Eletrobras sobre a alteração unilateral e a justificativa para tal medida é a unificação dos horários de trabalho entre as empresas. Na grande Florianópolis, a alteração pode implicar em mais horas de trânsito, uma vez que o novo horário desloca a entrada e saída do trabalho para o pico de congestionamento, seja na entrada, seja na saída.
Solidariedade a Glauber Braga
Intercel e Intersul se solidarizam com o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), que na semana passada teve a cassação do mandato aprovada por maioria no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Glauber foi um dos maiores defensores da manutenção da Eletrobras Pública e segue batalhando pela reestatização da empresa. Ele está sendo perseguido por denunciar a falta de transparência na divisão de emendas parlamentares no Congresso.