Celesc encerra 2025 com assistentes sociais em todas as Regionais

Conquista foi possível após denúncia da Intercel ao Ministério Público do Trabalho em 2024

0
2
Imagem: GEMINI/IA

Após denúncia dos sindicatos da Intercel junto ao Ministério Público do Trabalho, em 2024, a Celesc teve que adotar medidas para resguardar a saúde (física e mental) e a segurança de seus trabalhadores. É que, em função da precipitada mudança do sistema comercial, em maio de 2024, sem os devidos preparos, trabalhadores e trabalhadoras passaram a sofrer uma pressão muito grande, tanto interna quanto externa – dos consumidores, que chegavam indignados na Celesc, seja nas lojas de atendimento ou na Ouvidoria. Outros setores responsáveis por ajudar a desenvolver o sistema também sofreram diversos tipos de pressão, conforme relatos de celesquianos aos sindicatos.

Em função disso, diversos trabalhadores adoeceram e se afastaram do trabalho. Outros sofreram com as ameaças e constantes reclamações dos consumidores. Tudo isso gerou a denúncia feita pela Intercel e que culminou em Recomendações do Ministério Público do Trabalho à empresa. Entre essas recomendações, constavam a contratação de seguranças para determinadas lojas, a contratação de Atendentes Comerciais e Assistentes Administrativos, pausas e a contratação de Assistentes Sociais para todas as Regionais da Celesc.

 Hoje todas as Agências Regionais da empresa contam com Assistentes Sociais, o que é considerado uma vitória para o Coordenador da Intercel, Ailton Communello: “Não é de hoje que a Intercel luta para que todas as Agências da Celesc tenham pelo menos um/a profissional da área de Assistência Social, luta esta que se  intensificou nos últimos anos, por entender que a saúde e o bem estar dos trabalhadores, necessariamente passam por uma política voltada a esta especialidade da ciência”. Ailton complementa ainda que: “Assistentes Sociais são profissionais capacitados/as a lidar com diversas questões complexas. Através de acordo com o MPT, conseguimos que a Celesc contratasse estes profissionais em todas as Agências, desta maneira, trazendo mais bem estar para toda a categoria eletricitária”.

A Assistente Social Karoline Gonçalves foi uma das aprovadas no concurso público e está lotada na Regional de Tubarão. Ela afirma que iniciou suas atividades no começo de junho e que foi acolhida pelo Departamento (DPSS), Divisão (DVSB), gerências da Regional e colegas: “Percebia-se que desejavam a reposição de uma Assistente Social. O Serviço Social na Celesc atua voltado à saúde das pessoas trabalhadoras, por meio de diferentes programas que visam melhorar a qualidade de vida. Além disso, nós, Assistentes Sociais, oferecemos atendimentos com escuta qualificada, acolhimento e orientações”. Karoline relata, por fim, que “em meus atendimentos, considero a saúde em seu conceito ampliado, dando importância aos determinantes sociais que impactam a vida dos celesquianos e celesquianas da ARTUB. Por fim, reforço que diante das contradições do mundo do trabalho, é essencial que nós Assistentes Sociais estejamos alinhados/as ao projeto ético-político da nossa profissão, sem esquecer que somos e estamos do lado da classe trabalhadora”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui