FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

0
8

Sinergia negocia ACT 2026 na AXS Energia 

O Sinergia realizou na semana passada a primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo na AXS Energia. A data-base da categoria é 1° de janeiro. Na avaliação do dirigente sindical Carlos Alberto de Souza, que participou da reunião, a contraproposta poderia ter ido além: “é o quarto ano que a AXS afirma que ainda não poderá conceder um aumento ou melhorar benefícios como desejava. Em anos anteriores, eles afirmavam que esses benefícios viriam na negociação do ano seguinte. Dessa vez, jogaram as possibilidades de melhorias somente para 2028”. Pela empresa, a proposta foi de reajuste dos salários pela inflação e o vale alimentação também pela inflação, com arredondamento para cima. A AXS também afirmou que poderá fazer uma reavaliação do valor do vale na metade de 2026, mas sem garantia de que haverá reajuste. O Sinergia lembrou que o vale da AXS é o menor dentre os Acordos negociados pelo sindicato e que a empresa tem sede numa região com alimentação cara. Pedidos de cláusulas novas apresentados pelos trabalhadores foram negados pela AXS.

Quase 70% da população avalia que sindicatos são importantes 

Pesquisa Vox Populi divulgada em 1° de dezembro mostra que 68% dos trabalhadores brasileiros consideram sindicatos importantes ou muito importantes para a defesa de seus direitos e a melhoria das condições de trabalho. Além disso, a pesquisa revelou que mais de 70% dos entrevistados defendem o direito de greve. A pesquisa ouviu 3.850 trabalhadores com e sem carteira assinada em todas as regiões do País e tem margem de erro de 1,6 pontos. De acordo com Adriana Marcolino, diretora técnica do Dieese, em entrevista à Rádio Brasil de Fato, o resultado surpreendeu até mesmo especialistas. “Surpreendeu porque o que sempre temos acesso são informações que vêm de determinados segmentos da sociedade, de pesquisas de grandes empresas de mídia, que repetem continuamente que o movimento sindical não tem mais representatividade”, disse. Para ela, quando a pergunta é feita diretamente aos trabalhadores, surge outro retrato. A pesquisa ainda revelou que 63,8% dos trabalhadores entendem que a prioridade dos sindicatos deve ser a luta por melhores salários e 36,6% pedem bons empregos. 80% dos entrevistados disse ser favorável à pauta da redução da jornada de trabalho e ao fim da escala 6×1.

Sinergia participa mais uma vez do Natal Sem Fome 

Imagem da Ação do Natal Sem fome em 2024

O Sinergia participa mais um ano do Natal Sem Fome. O ato, que será realizado dia 22 deste mês, é organizado pelo MST, entidades sindicais e pelas cooperativas da Reforma Agrária. A ação pretende distribuir alimentos para cerca de 300 famílias de comunidades urbanas, indígenas, trabalhadores em situção de vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua. Os produtos, comprados a preço de custo das cooperativas, somam R$ 34.810. Contribuições de voluntários podem ser feitas via PIX (48) 99141-2705 – Ana Vanderlita Magana bosco. O Sinergia chama a categoria a também somar nessa ação humanitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui