Vitória dos trabalhadores da Celesc

MOBILIZAÇÃO E LUTA DOS CELESQUIANOS FAZEM COM QUE ATENDIMENTO COMERCIAL PERMANEÇA NA DIRETORIA COMERCIAL

0
15
Imagens da manifestação pacífica dos trabalhadores da Celesc no hall do 5° andar, onde ocorria a reunião do Conselho de Administração, em setembro

Em julho deste ano a notícia de uma alteração na estrutura das Diretorias da Celesc trouxe preocupação para os celesquianos. As notícias mostravam que a reestruturação proposta pela Diretoria da empresa trazia riscos regulatórios, abria as portas para a terceirização do atendimento comercial e atentava contra a participação dos trabalhadores na gestão da empresa, esvaziando as competências da Diretoria Comercial, a única eleita pelos trabalhadores.

Desde então, os sindicatos da Intercel buscaram mobilizar trabalhadores e trabalhadoras para garantir que a mudança da estrutura não prejudicasse o caráter público da Celesc e o atendimento à população, papel principal de uma empresa pública. Ainda em agosto, os dirigentes sindicais iniciaram uma percorrida nos gabinetes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), buscando apoio de deputados estaduais para barrar quaisquer alterações que pudessem trazer risco à Celesc Pública, aos trabalhadores e à sociedade.

O tema foi debatido à exaustão no Conselho de Administração, com recorrentes manifestações do Representante dos Empregados no Conselho de Administração, Paulo Guilherme Horn, apontando os prejuízos e riscos contidos na proposta. Além de registrar os posicionamentos da representação dos trabalhadores, o Conselheiro eleito atuou para informar a categoria, suscitando junto à Intercel a união e a mobilização dos trabalhadores em defesa da Celesc Pública.

O tema esteve pautado para deliberação ainda em setembro, quando os trabalhadores, organizados pelos sindicatos da Intercel, realizaram forte mobilização às portas da reunião do Conselho de Administração, forçando a retirada de pauta da proposta. Infelizmente, a reestruturação voltou à pauta em novembro, sendo aprovada com o voto contrário da representação dos empregados no Conselho de Administração.

Entretanto, a aprovação no Conselho de Administração não encerrou o trabalho da Intercel, que permaneceu trabalhando em conjunto com os deputados estaduais, uma vez que a proposta ainda teria que passar por debate e aprovação na ALESC, conforme determina a Constituição do Estado de Santa Catarina. A persistência das representações dos trabalhadores e a disposição de luta da categoria deu resultado.

Nesta semana, o representante dos empregados divulgou uma grande vitória dos trabalhadores: em um recuo da Administração, foi convocada reunião extraordinária do Conselho de Administração para rever a proposta aprovada em novembro. A nova proposta cancelou a ida do Atendimento Comercial para a Diretoria de Regulação, mantendo a área na Diretoria Comercial, garantindo a continuidade dos sistemas comerciais, a qualidade do serviço prestado, a participação dos trabalhadores na gestão e colocando uma barreira a qualquer intenção de terceirização do atendimento Comercial.

Apesar da conquista, o Conselheiro Paulo Horn informou que as demais alterações foram mantidas e, por coerência, registrou voto contrário a elas. A proposta deve ser encaminhada e votada ainda esta semana no pacotão de fim de ano que o Governo do Estado tradicionalmente encaminha à ALESC, e deve ser aprovada. Cabe à categoria, através da representação dos trabalhadores no Conselho de Administração e dos sindicatos da Intercel, a permanente vigilância e fiscalização dos desdobramentos dessa reestruturação, lutando pela manutenção da Celesc Pública e sem jamais esquecer que a luta dos trabalhadores dá resultado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui