Após conquistar diversos prêmios, como o Globo de Ouro e o Oscar com “Ainda estou aqui”, em 2025, em 2026 o Brasil volta ao cenário internacional de cinema com “O Agente Secreto”, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo ator baiano Wagner Moura.
A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um acadêmico e perito em tecnologia que, escapando de um passado enigmático na capital paulista, regressa ao Recife em 1977. Em pleno regime autoritário, sua busca por tranquilidade é frustrada por um cenário de desconfiança, monitoramento e degradação moral. Observado por vizinhos, ele acaba submerso em um intrincado emaranhado de subterfúgios e oposição política, lutando para resguardar seus entes queridos enquanto tenta elucidar fatos ocultos sobre sua trajetória e a nação.
Concorrendo com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”), Wagner Moura venceu, de forma inédita para o Brasil, o prêmio de melhor ator em filme de drama.
Ao receber o troféu, em Los Angeles, o ator enalteceu o cinema brasileiro: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira!” E completou: “Se o trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem ser passados por gerações. Esse prêmio vai para aqueles que estão seguindo seus valores em momentos difíceis”.
A trama também foi considerada o Melhor Filme em Língua Não Inglesa. É a primeira vez que o Brasil conquista duas premiações na mesma edição do Globo de Ouro.
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande mo mento”, afirmou o diretor.
Com duas estatuetas e forte repercussão internacional, “O Agente Secreto” consolida o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial. A expectativa agora é pela indicação ao Oscar, que tem lista oficial programada para ser divulgada em 22 de janeiro.
Com informações da Agência Brasil

