A vida ainda presta: Agente Secreto, filme brasileiro, leva dois globos de ouro

Longa leva troféu de melhor ator (Wagner Moura) e melhor filme em língua não-inglesa

0
2
Caricatura de Wagner Moura com o Globo de Ouro. Imagem por IA

Após conquistar diversos prêmios, como o Globo de Ouro e o Oscar com “Ainda estou aqui”, em 2025, em 2026 o Brasil volta ao cenário internacional de cinema com “O Agente Secreto”, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo ator baiano Wagner Moura. 

A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um acadêmico e perito em tecnologia que, escapando de um passado enigmático na capital paulista, regressa ao Recife em 1977. Em pleno regime autoritário, sua busca por tranquilidade é frustrada por um cenário de desconfiança, monitoramento e degradação moral. Observado por vizinhos, ele acaba submerso em um intrincado emaranhado de subterfúgios e oposição política, lutando para resguardar seus entes queridos enquanto tenta elucidar fatos ocultos sobre sua trajetória e a nação.

Concorrendo com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”), Wagner Moura venceu, de forma inédita para o Brasil, o prêmio de melhor ator em filme de drama. 

Ao receber o troféu, em Los Angeles, o ator enalteceu o cinema brasileiro: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira!” E completou: “Se o trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem ser passados por gerações. Esse prêmio vai para aqueles que estão seguindo seus valores em momentos difíceis”.

A trama também foi considerada o Melhor Filme em Língua Não Inglesa. É a primeira vez que o Brasil conquista duas premiações na mesma edição do Globo de Ouro.

Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande mo mento”, afirmou o diretor.

Com duas estatuetas e forte repercussão internacional, “O Agente Secreto” consolida o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial. A expectativa agora é pela indicação ao Oscar, que tem lista oficial programada para ser divulgada em 22 de janeiro.

Com informações da Agência Brasil 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui