Cazão e Rodrigo Levél participam da exposição “Fora de Lugar”, em Florianópolis

Com curadoria de Maristela Müller, mostra inédita pode ser visitada de graça até 3 de agosto na Galeria Lama

0
34

Conhecidos no cenário artístico pelo graffiti e intervenções urbanas a céu aberto, os artistas Cazão e Rodrigo Levél, participam da exposição “Fora de Lugar”, com curadoria de Maristela Müller, na Galeria Lama, em Florianópolis. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até 3 de agosto.

Maristela explica que as 25 obras apresentadas na galeria-bar trazem o mesmo estilo e estética reconhecidos nas pinturas urbanas dos artistas que residem em Florianópolis. “A exposição traz à tona essa sensação de estar fora de lugar, seja pelos artistas que saem das ruas e adentram a galeria, seja pela própria Galeria Lama como um espaço não convencional de arte. Isso é apresentado como um ponto de convergência para a promoção das artes e do encontro entre as pessoas”, destaca a curadora que além de visitar os ateliês, teve encontros presenciais e online com os artistas até a definição da expografia e da montagem.

Cazão apresenta pinturas realizadas em telas e sobre superfície de madeira que revelam o constante cruzamento entre a pintura, artes gráficas, arquitetura, cultura de massa e o tecido da vida urbana. O artista é adepto do estilo de pintura abstrata, visualmente potente pelas cores e pela geometria, que são protagonistas e contribuem para imaginar e criar espaços e esconderijos coloridos na palidez do cotidiano. 

Já as pinturas de Levél, que são realizadas com tinta acrílica sobre telas, lonas e painel de madeira, instigam pela construção de camadas de tintas que transitam entre a precisão da linha reta geométrica em contraste com a fluidez orgânica. Além disso, é possível perceber um aprofundado estudo das cores para as suas composições estéticas. “Essa complexa combinação entre cores e formas provoca diferentes interpretações, emoções e sensações nas pessoas”, ressalta a curadora.

Fora de Lugar 

Segundo Maristela, o título da exposição é um convite, não apenas para os artistas de se arriscarem a expor em outros espaços expositivos, mas de instigar também os visitantes a mudar o lugar de onde olham e como olham os trabalhos dos artistas Cazão e Levél, a fim de promover a construção de diálogos mediados pela arte.

“Trazer artistas que produziam nas ruas para a galeria requer repensar não apenas o local de produção e exposição, mas os materiais, o suporte, as dimensões, a linguagem artística, a mediação do público, assim como o próprio lugar do artista nos diferentes espaços que ocupa na sociedade, sem que estes percam sua identidade””, compartilha.

A exposição “Fora de Lugar”, pode ser visitada até 3 de agosto, de quarta a sábado, das 18h à meia noite, na Galeria Lama, que fica na Rua Antônio Luz, 159, bem no Centro de Florianópolis/SC.

“Num mundo onde as coisas parecem estar um tanto fora do lugar, o convite para ver uma exposição de arte em uma galeria-bar, nas noites de inverno de Florianópolis, pode ser uma oportunidade para uma experiência estética fora do lugar do cubo branco no qual estamos acostumados. Onde a estética das ruas se modifica nas paredes e espaços da galeria”, completa Maristela.

Trabalhos de Rodrigo Levél
Trabalhos de Cazão

Sobre a curadora  

Maristela Müller nasceu em São Paulo das Missões/RS, mudou para Florianópolis a fim de cursar Licenciatura em Educação Artística na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de 2006 até 2010. Cursou o Mestrado em Artes Visuais (2015-2017) e o Doutorado (2017-2021) pelo PPGAV/UDESC. Atualmente, é professora colaboradora da UDESC, também trabalha como artista e curadora, atuando em diversas exposições e editais no país. A curadora, artista e professora, aceitou o convite dos artistas Cazão e Rodrigo Levél, junto com David Vieira da Galeria Lama, para fazer a curadoria da exposição “Fora de Lugar”.

Sobre os artistas  

Cazão é como o artista visual Sérgio Casalecchi assina suas obras como telas, murais e intervenções urbanas. Paulista baseado em Florianópolis/SC desde 1999, é artista autodidata, designer e publicitário por formação, atividades que exerceu por mais de duas décadas como diretor de criação e empresário. Desde 2017 se aventura na arte urbana, experiência que o levou a espalhar centenas de intervenções pelas ruas de Floripa, desde pinturas em pequenas caixas de telefonia – os “armários de rua” – até obras monumentais como o mural Transver, com mais de 600 metros quadrados. 

Rodrigo Levél nasceu em São Paulo/SP e reside em Florianópolis há alguns anos. O artista teve seu primeiro contato com as artes através do graffiti, na década de 1990. O graffiti e as ruas influenciaram a sua produção artística que hoje é reconhecida pelas pinturas abstratas, explorando a geometria das formas e intensidade das cores. Em Florianópolis realizou uma série de graffitis e pinturas em muros, paredes, quadras e espaços de convivência.

Por Juliano Zanotelli/Fotos: Diorgenes Pandini

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui