Confira notas de apoio à greve na Celesc:

0
84

 NOTA DE SOLIDARIEDADE – SINTE/SC 

 Toda força na luta: O Sinte/ SC se soma aos trabalhadores e trabalhadoras eletricitários da Celesc que estão em greve. 

A mobilização não é apenas por salários justos, mas pela isonomia de direitos, retirados de parte da categoria, e pela valorização de quem garante energia de qualidade para toda a população catarinense. 

A Celesc é uma das poucas concessionárias públicas de energia do país, com tarifas entre as mais baixas e reconhecida pelo bom atendimento. 

Defender a Celesc Pública é defender um serviço essencial, acessível e de qualidade para todos. 

Da educação à energia, nossa luta é a mesma: em defesa do serviço público e da dignidade de seus trabalhadores. 

 NOTA DE SOLIDARIEDADE – CUT/SC 

 A CUT-SC manifesta seu total apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Celesc, que já entra em seu segundo dia com grande adesão em todo o estado. 

A paralisação é fruto da intransigência da direção da empresa, que insiste em não atender às legítimas reivindicações da categoria na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026. 

A luta dos eletricitários e eletricitárias tem como eixo central a defesa da isonomia de direitos, o reajuste salarial com ganho real e a retomada do pagamento do anuênio para todos os empregados, direito histórico, retirado em 2016, que institui a desigualdade entre trabalhadores que exercem as mesmas funções. 

A CUT-SC parabeniza a combativa atuação do Sinergia, sindicato que recentemente voltou a se filiar à nossa Central, à frente da mobilização na Grande Florianópolis, bem como das entidades que compõem a Intercel, que organizam a greve em todo o estado. A unidade construída pela categoria demonstra a força coletiva dos trabalhadores da Celesc. 

O governo de Jorginho Mello e a direção da Celesc insistem em políticas de enfraquecimento da companhia, favorecendo a precarização e abrindo caminho para a privatização. A CUT-SC reafirma: a Celesc é patrimônio do povo catarinense e deve continuar pública, fortalecida e valorizando seus trabalhadores. 

Nos solidarizamos com a luta da categoria e exigimos que a empresa apresente imediatamente uma proposta que atenda às reivindicações dos eletricitários. 

Todo apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Celesc! 

Pela valorização dos direitos e contra a privatização da nossa energia!

 NOTA DE SOLIDARIEDADE – SINTRASEM 

O Sintrasem manifesta total apoio à Intersindical dos Eletricitários de SC e aos trabalhadores da Celesc, que deflagraram greve nesta segunda-feira (22/9) após semanas de negociações sem avanços concretos e uma proposta rebaixada ao acordo coletivo da categoria! Os trabalhadores exercem seu legítimo direito de greve ao enfrentar a intransigência da gestão da Celesc, que se recusa até mesmo a fazer a reposição da inflação sobre os direitos do Acordo Coletivo. 

Assim como Topázio Neto faz com o serviço público de Florianópolis, o governador Jorginho Mello — seu maior aliado político — sucateia e terceiriza a Celesc para facilitar a pilhagem pela iniciativa privada. 

O resultado desse desmonte é um serviço pior e mais caro, que deixa a população na mão para poder continuar garantindo o lucro de poucos. Não surpreende que, na semana passada, a irmã de Jorginho Mello tenha sido condenada justamente por fraude na Celesc. Segundo sentença da 2ª Vara Cível de Joaçaba veiculada na imprensa, ela teria direcionado a compra de computadores e equipamentos para a empresa “de fachada” do próprio filho. 

O Sintrasem reafirma a importância da luta dos trabalhadores da Celesc e da Intercel por valorização profissional, pelo acordo coletivo e pela garantia de direitos iguais para todos que atuam na empresa!

 NOTA DE SOLIDARIEDADE – SINTAEMA MANIFESTA SEU APOIO IRRESTRITO À JUSTA LUTA DOS ELETRICITÁRIOS EM GREVE 

 O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina (Sintaema/SC) expressa seu total apoio à greve dos eletricitários de Santa Catarina. A mobilização é legítima e necessária, em defesa dos direitos da categoria e da manutenção da Celesc como empresa pública e estratégica para o povo catarinense. A luta dos eletricitários é também a luta de toda a classe trabalhadora. Uma Celesc fortalecida é condição essencial para garantir um serviço de qualidade, com tarifas justas e compromisso social. Estamos juntos nessa caminhada para vencer a intransigência do governo Jorginho Mello e da direção da Celesc. Defender a Celesc pública é defender os direitos dos trabalhadores e o futuro de Santa Catarina. Todo apoio à greve dos eletricitários! Celesc pública, forte e a serviço do povo catarinense! Em defesa dos direitos dos celesquianos e das celesquianas”.

 NOTA DA CTB-SC À GREVE DOS TRABALHADORES DA CELESC 

 

Desde às 6h desta segunda-feira, 22/09, trabalhadores e trabalhadoras da CELESC entraram em greve em todo o estado de Santa Catarina com a seguinte pauta: CELESC pública e de qualidade; Manutenção dos direitos já conquistados; Valorização dos trabalhadores. 

Desde a eleição e posse do governador Jorginho Mello, a CELESC, uma das únicas estatais de energia do Brasil, vive sob a iminência da privatização. A privatização do setor elétrico já mostrou ao Brasil que não é solução: os sucessivos apagões e as tarifas altíssimas são fatores que travam o desenvolvimento do país. 

Além do risco de privatização, o governo do estado vem atacando sistematicamente direitos já conquistados, os representantes eleitos pelos trabalhadores no Conselho de Administração e também na Diretoria Executiva, além de fragilizar as organizações dos trabalhadores. 

Tudo isso com o claro objetivo de abrir caminho para “passar a boiada” e vender um patrimônio que pertence a todo o povo catarinense. A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) se solidariza com os celesquianos que, noite e dia, faça sol ou chuva, trabalham arduamente para garantir que não falte energia em nossos lares

Esses incansáveis trabalhadores não merecem ser tratados com descaso pelo governador Jorginho Mello e pela direção da empresa. 

Toda a solidariedade e apoio aos trabalhadores nesta luta!

 Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – SC 

 NOTA DE APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES DA CELESC – SINSEJ 

 

 No último dia 22/09, os trabalhadores da Celesc, empresa pública que fornece energia elétrica para Santa Catarina, iniciaram greve por tempo indeterminado. A empresa tem se mostrado intransigente na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026, obrigando os trabalhadores a darem resposta à altura à direção da companhia: greve. O Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville – Sinsej reconhece a greve como principal instrumento dos trabalhadores para lutarem pelos seus direitos e conclama todos os trabalhadores e entidades de classe a apoiarem o movimento iniciado pelos companheiros da Celesc. O Governo Jorginho Mello age para enfraquecer essa companhia. A Celesc, assim como a grande maioria das empresas públicas do Brasil, tem sofrido com um processo de deterioração de sua estrutura, com terceirizações e privatizações, processos que entregam patrimônio público para empresários lucrarem com direitos básicos da população. 

A receita imposta pelos governantes é simples: entregar às empresas públicas à burguesia, aumentar as tarifas, demitir os funcionários públicos de carreira e assim contratar mão de obra precarizada. Com número reduzido de funcionários, o lucro será a regra e não mais a qualidade do serviço e do atendimento. O Sinsej ressalta que, na atual conjuntura de ataques dos governos e patrões, a única arma que os trabalhadores possuem é a sua organização. A greve é direito legítimo e deve ser usada como ferramenta pela classe trabalhadora para se defender da sanha privatista e avançar por mais direitos. 

Empresas e serviços públicos devem continuar públicos. Abaixo a privatização! Pela reestatização de todas as empresas privatizadas! Pela negociação do Acordo Coletivo 2025/2026 sem prejuízos aos eletricitários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui