FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

0
18

 Prazo para Celesc assinar TAC encerra hoje 

A CELESC foi notificada em 18/11, assim como noticiou a edição #1631 do Linha Viva. A partir desta data, o prazo de resposta é contabilizado. No Ministério Público do Trabalho (MPT), os prazos são extrajudiciais, ou seja, corridos. Desta forma, o prazo da empresa se encerra hoje, 28/11. Caso a empresa não aceite o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na denúncia da Intercel sobre a precariedade do atendimento comercial, ou ainda, aceite e o descumpra, o MPT entrará com uma Ação Civil Pública. Acompanhe o desfecho nas próximas edições do Linha Viva.

 13° Salário 

Até dezembro de 2024, o pagamento do 13º salário tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 321,4 bilhões. Esse montante representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios. Cerca de 92,2 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 3.096,78. As estimativas são do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Indiciados pela PF em inquérito sobre o golpe: 25 dos 37 são militares 

Dos 37 indiciados, 25 são militares. Alguns deles, da alta cúpula das Forças Armadas, como os generais Braga Netto e Augusto Heleno, que foram ministros do governo de Jair Bolsonaro, da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), respectivamente. Do núcleo político do governo, chama atenção a presença de Filipe Garcia Martins, que era assessor da Presidência da República para assuntos internacionais, durante o governo de Bolsonaro. As informações são do Brasil de Fato.

 Apesar dos avanços, desigualdade racial de rendimentos persiste 

O Índice da Condição do Trabalho (ICT-DIEESE), que sintetiza a situação do trabalho no País, apresenta melhora desde 2022 e subiu de 0,57 para 0,63 entre 2023 e 2024. As melhores condições do mercado de trabalho, no entanto, não foram suficientes para reduzir a desigualdade racial de renda no Brasil: O rendimento médio dos negros é 40%inferior ao dos não negros; Os negros com ensino superior ganham 32% a menos que os demais trabalhadores com o mesmo nível de ensino; Uma em cada seis mulheres negras trabalha como empregada doméstica. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do IBGE, e referem-se ao 2º trimestre de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui