FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

0
7

Coordenador do Sinergia participa de Seminário Nacional sobre Transição Energética Justa

O Coordenador Geral do Sinergia, Tiago Vergara, participou nos dias 14 e 15 de julho do Seminário Nacional “A Transição Energética Justa no Brasil”, em Salvador/BA. Além de Tiago, também participaram do encontro lideranças nacionais da categoria eletricitária da Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia, entre eles, as dirigentes Fabíola Antezana (STIU-DF) e Júlia Margarida (Sinergia-BA) — também coordenadoras do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). No primeiro dia do evento, a professora Clarice Ferraz e o ex-presidente da Petrobras, José Gabrielli, trouxeram reflexões fundamentais sobre os rumos da transição energética nos setores elétrico e petrolífero. Um dos principais pontos debatidos foi a necessidade de garantir a participação ativa da classe trabalhadora e das comunidades na construção de políticas públicas que garantam uma transição verdadeiramente justa. A presença do Sinergia no evento reafirma o compromisso da entidade com a defesa de um modelo energético soberano, democrático e socialmente responsável.

 Vereadores de São José debatem a Celesc Pública  

Foto: Silvia Medeiros/Agência De Classe

Os vereadores de São José, Matson Cé (PSD – Presidente do Legislativo), Edilson Vieira (MDB – Vice-Presidente do Legislativo), André Guesser (PDT), Cae Martins (PT), Vera Pinheiro (Republicanos)  e Sanderson de Jesus (MDB) conversaram com dirigentes do Sinergia, legítimos representantes da categoria eletricitária na Grande Florianópolis, sobre os problemas que a população vem enfrentando em função das mudanças no sistema comercial e sobre a precarização dos serviços da Celesc. A demora no atendimento na loja da Celesc no município tem sido alvo de reclamações e até mesmo de intervenções do Procon local, que, segundo a Prefeitura, teria aplicado uma multa à concessionária de energia no início de julho em função das longas filas de espera. Os sindicalistas reforçaram os bons números que a Celesc apresentou nos últimos anos, inclusive com o reconhecimento da população em diversas pesquisas da ANEEL e da ABRADEE, e o desejo da categoria eletricitária em continuar prestando serviços de excelência não só à população josefense, mas de todo o estado de Santa Catarina. O Sinergia se comprometeu a encaminhar à Câmara um ofício com todos estes números e o Legislativo, na sequência, deverá chamar uma reunião pública para debater a Celesc, ouvindo também a administração da empresa.

 Sinergia agora tem podcast!  

Senso Crítico é o novo programa de podcast do Sinergia e tem como objetivo debater temas quentes de interesse dos trabalhadores. O programa piloto já foi ao ar e foi gravado com a economista Clarice Ferraz, do Instituto Ilumina. Clarice esteve no XII Congresso dos Empregados da Celesc e debateu no Senso Crítico a transição energética e seus impactos no setor elétrico. O segundo episódio já está no forno. O Sinergia gravou, na semana passada, o segundo programa com a professora Virgínia Fontes (professora da UFF), Dinovaldo Gilioli (ex–dirigente do Sinergia) e com Mário Jorge Maia, o Marinho (Diretor de Saúde no Sinergia), com o tema ‘Precarização’. Assista no canal do YouTube e nas redes do Sinergia: https://youtube.com/@sinergiafpolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui