Intercel assina Acordo de PLR 2025 na Celesc
A Intercel tem uma reunião marcada com a diretoria da Celesc para essa quarta-feira, dia 13 – após o fechamento dessa edição do Linha Viva – para assinatura do Acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2025. A proposta final foi aprovada pela categoria na Assem bleia Estadual de 2 de agosto, em Concórdia. Além da assinatura do Acordo, os sindicatos também entregarão à direção da Celesc a Pauta de Reivindicações da categoria unificada na Assembleia Estadual e cobrarão o fechamento de uma data para a primeira rodada de nego ciação do Acordo Coletivo.
Celesc enaltece terceirização nas redes sociais
Recente vídeo nas redes sociais da Celesc mostra eletricistas terceirizados realizando ser viços, o que causou estranheza a celesquianos e celesquianas. Nada contra os trabalhadores terceirizados, mas enquanto a empresa ostenta a contratação de empreiteiras para realizar a limpeza de cabos na rede, por exemplo, a realidade é que se recusa a contratar empregados próprios, precarizando o trabalho e desrespeitando a categoria. A terceirização enfraquece o atendimento à população, pois não estende os direitos a esses trabalhadores, tornando o trabalho inseguro, além de facilitar a privatização.
TRABALHADOR e não colaborador!
Em audiência pública no Senado Federal, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann destacou que é necessário “um manifesto público contra a utili zação da palavra ‘colaborador’ e ‘colaboradora’. Estamos homenageando os trabalhadores, a luta dos trabalhadores, o trabalho e o que ele representa. A utilização da palavra ‘colaborador’ e ‘colaboradora’ é uma desvirtuação do Direito do Trabalho”. O termo ‘colaborador’ vem sendo cada vez mais utilizado pela direção de empresas e entidades empresariais e é considerado no meio sindical e por muitos advogados trabalhistas uma forma de os patrões fazerem os trabalhadores se alienarem e desistirem de buscar seus direitos.
Votação do Plebiscito Popular continua em todo o estado
Segue em todo o estado a votação do Plebiscito Popular 2025. A população pode votar até o dia 7 de setembro em propostas como o fim da escala 6×1, redução da jornada sem reduzir salário e isenção de imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. A categoria eletricitária teve a oportunidade de votar no Plebiscito durante a Assembleia Estadual da Celesc, em Concórdia, e pode continuar votando na sede de sindicatos em diferentes regiões do estado. Confira alguns locais de votação: Balneário Camboriú: Rua 2300, n°1287 e Câmara de Vereadores Municipal; Blumenau: Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Rua Amazonas, 720); Brusque: Rua Alfons Fehnle, 257, Nova Brasília; Criciúma: Praça Nereu Ramos, todos os sábados pela manhã; Chapecó: Rua São Leopoldo, 981, D; Florianópolis: sede do Sinergia, Rua Lacerda Coutinho, 149; Jaraguá do Sul: Rua Madalena Pereira Coelho, 62; Joaçaba: Rua Frei Rogério, 525; e Penha: Rua Vereador Arno Reinaldo da Silva.