Reajuste de data-base na Celesc
O IBGE divulgou em 9 de outubro o valor oficial da inflação de setembro. O INPC acumulado de doze meses, que serve de índice definitivo de reajuste de data-base na Celesc, foi de 5,10%. O reajuste será aplicado já no pagamento dos salários do mês de outubro.
Presidência da Alesc recebe pedido de criação do Conselho Estadual para a Pessoa LGBT
Na semana passada, a deputada Luciane Carminatti (PT) e ativistas da causa LGBT+ se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD). No encontro, foi feito o protocolo do Projeto de Lei para criação do Conselho Estadual para a Pessoa LGBT. De acordo com Luciane, “o PL foi bem recebido pela presidência da Alesc. É o primeiro passo para garantir um aparato institucional mínimo para enfrentar os principais problemas, como o preconceito e a violência”.
Oficina de Fotografia no Celular


Seguem abertas as inscrições para a Oficina de Fotografia no Celular, promovida pelo Sinergia. O curso terá 12h de duração (aos sábados, durante o mês de novembro) e tem custo de R$ 20 para pessoas sindicalizadas e R$ 150 para pessoas não sindicalizadas. As inscrições vão até 24 de outubro. Os ministrantes do curso são Anderson Barbosa – que é fotógrafo e jornalista em formação, com pós-graduação na área ambiental e atuação na fotografia autoral, ambiental e esportiva. Em sua trajetória, publicou fotolivros como “Pisa Ligeiro” e “OS TRABalhadores” e levou suas exposições por diversas cidades catarinenses. Acredita que a fotografia é uma poderosa ferramenta de expressão e transformação — e Maurílio Quadros da Rosa – formado em produção multimídia e mestrando em educação profissional pelo IFSC. Atualmente trabalha como técnico de áudio e vídeo, exercendo atividade profissional e estudando audiovisual desde 2019. Apaixonado por fotografia de rua e pelos diversos movimentos da fotografia.
Meia hora para almoço na Celesc
Uma das cláusulas do Acordo Coletivo que mais geraram debate entre os trabalhadores da Celesc, a possibilidade do(a) empregado do(a) fazer meia hora de intervalo de almoço foi aprovada durante as negociações do ACT vigente a todos os trabalhadores, independente do cargo que a pessoa ocupa. Contudo, a Celesc argumentou em mesa que há necessidade de fazer ajustes no sistema para possibilitar que todos os empregados façam a meia hora de intervalo de almoço. Esse prazo estipulado pela empresa foi de 30 dias, a contar da assinatura do Acordo Coletivo, que se deu em 6 de outubro. Portanto, a faculdade de fazer meia hora de almoço somente será possível com a conclusão desse ajuste no sistema, previsto para ocorrer até 6 de novembro. Para os empregados que já tinham a faculdade de fazer meia hora de intervalo de almoço, nada mudou.
Plebiscito Popular 2025 é encerrado
Foi encerrado no domingo, dia 12, o Plebiscito Popular que questionava a população sobre dois temas centrais: a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, com o fim da escala 6×1, e a reforma tributária progressiva e taxação das grandes rendas. Os resultados da consulta à população serão divulgados pelas entidades organizadoras até a próxima semana.