Conto e Poesia tem inscrições abertas até 10/12

As inscrições para a 11ª edição do Concurso Literário Conto e Poesia seguem até o dia 10 de dezembro. De abrangência estadual, o Concurso é aberto a catarinenses residentes ou não no estado de SC, e não catarinenses residentes no estado. A organização do Concurso é promovida pela Diretoria de Cultura do Sinergia. Outras informações podem ser encontradas no banner no site do Sinergia: www.sinergia.org.br.
Gratificação Ajustada
Em reunião de CRH no mês de novembro, a representação da Celesc informou à Intercel que as pessoas que encaminharam requerimento para revisão dos valores de Gratificação Ajustada, em função de problemas no BUV, serão respondidas individualmente pela DVGM (Divisão de Gestão de Mobilidade). A empresa se comprometeu a apresentar as fórmulas de cálculo que utilizou para determinar se a pessoa teria algum valor a receber e o montante.
18° Encontro Internacional de Monitores da Rede Vida Viva
A Rede Vida Viva fará o encontro anual de monitores entre os dias 28 a 30 de novembro, em Itamaracá/PE. A Rede Vida Viva é uma organização internacional de sindicatos que tem como objetivo fortalecer a organização dos trabalhadores, discutindo a tríade VIDA, SAÚDE e TRABALHO, utilizando métodos que valorizam a participação e o conhecimento de trabalhadores e trabalhadoras não só levantando problemas, mas achando e participando das soluções. De acordo com o Diretor de Saúde do Sinergia, Mário Jorge Maia, o objetivo principal do encontro é discutir e planejar ações e estratégias para melhorar a saúde e as condições de trabalho, com a participação de representantes de países de diversos continentes.
Sinergia participa de Cúpula dos Povos
Entre os dias 12 e 17 de novembro, os dirigentes do Sinergia Tiago Vergara e Carlos Alberto de Souza participaram das plenárias temáticas na Cúpula dos Povos. O evento contou com a participação dos movimentos sociais, sindicais e ambientalistas de todos os continentes. Tiago representou a Intersul e o Coletivo Nacional dos Eletricitários nas atividades. O Sinergia é membro fundador da Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia, organização que se responsabilizou pela plenária que debateu a Transição Justa, ocorrida no dia 13 na Universidade Federal do Pará. No dia 15, foi realizado um ato que reuniu mais de 70 mil pessoas em uma marcha pela Justiça Climática nas ruas de Belém. A Cúpula dos Povos produziu um documento fruto dos debates ao longo dos meses que antecederam a COP30, tratando do posicionamento popular em relação às questões que envolvem as mudanças climáticas.
Rádio Peão completa 20 anos de existência

O livro Rádio Peão, organizado em 2005 pelos eletricitários aposentados Paulo Sá Brito e Luiz Césare Vieira, completa em dezembro 20 anos de seu lançamento. O livro apresenta inúmeras histórias inusitadas contadas por celesquianos ao longo dos 50 anos de existência da empresa (o seu lançamento foi realizado junto ao aniversário de 50 anos da companhia). Até hoje, quem tem esse livro, o guarda com muito carinho. E são muitos os pedidos pela impressão de novos exemplares.
Instituto Mauro Passos promove Seminário em Santo Amaro da Imperatriz
O IMPAC – Instituto Mauro Passos de Proteção Ambiental e Climática promove hoje, 27 de novembro, em Santo Amaro da Imperatriz, o Seminário Impacto Futuro. O evento é organizado pelo trabalhador aposentado da Eletrosul e ex-dirigente do Sinergia, Mauro Passos. Segundo ele, a ideia é fazer “um dia de encontro para debater caminhos na educação ambiental e climática que impactam o futuro. Palestras e talks que trazem novas ações e perspectivas sobre o legado ambiental que queremos deixar no mundo”. Entre os palestrantes, estão o deputado estadual Marquito (Presidente da Comissão do Meio Ambiente da ALESC) e o professor da UFSC Paulo Horta.
Intercel e Conselheiro Eleito presentes nos Jogos da FAEC
Dirigentes da Intercel e o Conselheiro Eleito participaram entre os dias 20 e 23 de novembro dos Jogos da Federação das Associações dos Empregados da Celesc (FAEC). A Intercel parabeniza aos mais de mil participantes pelo espírito de equipe e respeito durante o evento. Na mesa de abertura, diretores da Celesc fizeram uma grande propaganda dos 70 anos da empresa e de como ela ajuda no desenvolvimento do estado de Santa Catarina. O Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc, Paulo Horn, por sua vez, lembrou que a Celesc só é referência no atendimento no País, por conta da força e competência dos celesquianos, verdadeiros protagonistas dessa história, e que devem ser tratados com respeito. Horn também lembrou que é momento de despertar o espírito de companheirismo para as lutas que virão em defesa da Celesc Pública.

