FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

0
10

Acordo de PLR 2026 

A Intercel fez o protocolo na Celesc, em dezembro passado, da proposta de Acordo de Participação nos Lucros e Resultados 2026. Ato contínuo, os sindicatos cobraram da Diretoria uma data para o início das negociações, dando como sugestão que as reuniões comecem ainda no mês de janeiro. Até o fechamento desta edição, a Direção da empresa não havia dado um retorno sobre a solicitação. A preocupação dos sindicatos, mais uma vez, é que a negociação fique próxima dos debates do Acordo Coletivo, trazendo prejuízos aos trabalhadores.

ACT AXS Energia 

O Sinergia está em contato com a direção da AXS Energia para a retomada das negociações do Acordo Coletivo dos empregados da empresa. Após as negociações em dezembro, a categoria rejeitou a contraproposta por ampla maioria. A expectativa do sindicato é de que uma nova rodada de negociação seja realizada até a metade de janeiro, com apresentação e apreciação da nova contraproposta pela categoria logo na sequência. A data-base do Acordo era dia primeiro de janeiro.

Eleições no Sinergia 

Conforme divulgado em edições anteriores do jornal Linha Viva, o Sinergia está com processo eleitoral em aberto. O edital de convocação foi divulgado no jornal Diário Catarinense de 27 de dezembro de 2025, foi afixado nos murais das sedes das empresas onde o sindicato tem trabalhadores filiados (aptos a votarem e serem votados) e segue na íntegra na página ao lado. O prazo para registro de chapas é dia 12 de janeiro e as eleições serão realizadas em 23 de fevereiro.

Eleições na Celesc 

Foram divulgados nesta semana aos trabalhadores da Celesc os nomes das candidaturas à Diretoria Comercial e à Representação dos Empregados no Conselho de Administração da empresa. O período de campanha para os dois pleitos, contudo, somente iniciará na próxima semana. A Intercel reforça o pedido para que celesquianos e celesquianas dialoguem com as candidaturas, ouçam e questionem suas propostas para o futuro da empresa. O Linha Viva, assim como fez em pleitos anteriores, também procurará às candidaturas para uma entrevista.

Mudança de cidade do Almoxarifado Central gera preocupação a celesquianos

O Sinergia fez o protocolo na Celesc em dezembro de uma manifestação administrativa, como terceiro interessado, por conta do processo de licitação para mudança do Almoxarifado Central. De acordo com os trabalhadores e com o sindicato, a mudança de local de Palhoça para Biguaçu, quase na entrada de Governador Celso Ramos, “impõe ônus excessivo e desproporcional aos trabalhadores e trabalhadoras afetados em sua respectiva jornada de trabalho, em afronta ao próprio interesse público”. O novo endereço está distante a mais de 35km do atual Almoxarifado e sequer tem linha de ônibus que passe com regularidade na frente do terreno. A linha mais próxima está a mais de 350m de distância, com horários limitados e deslocamento em estrada de chão. A Celesc, até o momento, não deu um retorno à representação dos trabalhadores sobre o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui