FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

0
5

 Mais políticos do Vale reclamam da Direção da Celesc 

A forma como a direção da Celesc preparou a empresa para enfrentar a temporada de verão foi alvo de reclamações também de outros políticos – além dos deputados que foram destaque na capa da edição 1678. A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) encaminhou ofício à Celesc e ao Governo de Santa Catarina cobrando medidas imediatas diante das interrupções no fornecimento de energia elétrica registradas nos dias próximos ao réveillon. Além disso, o jornalista Marcelo Lula, em sua coluna do SC Em Pau ta, noticiou nesta semana que políticos de Itapema, Bombinhas e Porto Belo fizeram uma denúncia formal no Ministério Público estadual contra a Celesc pedindo “a abertura de inquérito civil e o ajuizamento de ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para obrigar a Celesc a adotar medidas imediatas que garantam a regularidade do serviço”. Com a palavra, a diretoria da empresa e a chefia da Regional de Itajaí.

Negociação com a direção da AXS Energia já tem data marcada 

Está agendada para segunda-feira, 19 de janeiro, a nova rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da AXS Energia. Na sequência, o Sinergia, que representa a categoria na negociação, fará uma Assembleia de apreciação da contraproposta da empresa.

Vice-Presidente do Sindinorte assume como membro do COFOM 

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou, no fim de dezembro, a Portaria nº 1.192/2025, que define a nova composição da Comissão de Fomento da Previdência Complementar Fechada (COFOM). Entre os indicados pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar) para composição do COFOM está o vice-presidente do Sindinorte e atual Diretor Administrativo-Financeiro da Celos, Leandro Nunes da Silva. Instituída pela Resolução PREVIC nº 23/2023 e regulamentada pela Portaria PREVIC nº 1.156/2023, a Comissão é um colegiado de caráter consultivo e opinativo, com a finalidade de promover debates sobre mecanismos de expansão, fortalecimento e proteção da aposentadoria previdenciária de participantes e assistidos.

Celesc: Corte da periculosidade nas férias é ilegal 

O Sinergia recebeu relatos de que a Celesc estaria deixando de pagar o adicional de periculosidade durante o período de férias de trabalhadores e trabalhadoras que habitualmente recebem esse direito. Caso essa prática se confirme, trata-se de supressão ilegal, uma vez que o adicional de periculosidade integra a remuneração do empregado para to dos os efeitos legais, inclusive no cálculo das férias. Orientamos que procurem imediatamente o Sinergia aqueles/as trabalhadores/as que estiverem passando por essa situação. O sindicato buscará a resolução do problema junto à empresa de forma administrativa. No entanto, se não houver solução, o Sinergia não descarta a adoção de medidas judiciais para garantir o pleno respeito aos direitos da categoria.

Período de impugnação de chapa aberto no Sinergia 

A chapa “É preciso estar atento e forte” foi a única a se inscrever para concorrer à diretoria do Sinergia. O período de impugnação da chapa vai de 16 a 19 de janeiro e deverá ser feito em horário comercial na Secretaria do sindicato, em sua sede em Florianópolis. As eleições estão agendadas para ocorrer em 23 de fevereiro. Confira a nominata completa da chapa inscrita: DIRETORIA COLEGIADA: Adelita Biazus de Mello, Anderson Barbosa, Carlos Alberto de Souza, Caroline Camargo Borba, Cecy Maria Martins Marimon Gonçalves, Cleber Borges da Silva, Cristiano dos Passos, Davi Rutigliano, Djan Marcel Mendes da Silva, José Carlos Dutra, Karla Oening, Leonardo Fábio Contin da Costa, Lucas Henrique da Silva, Marcio Pickler, Mario Jorge Maia, Milton Assis Schroeder, Rodrigo Luis Galvão, Sheyla Kotany, Tiago Bitencourt Vergara, Thiago Matos Corrêa, Vania Mattozo, Vladimir Valdemiro Ferreira. CONSELHO FISCAL: Clênio José Braganholo, Eduarda Vieira Cardoso, Grasiela Oliveira, Lu cas Santos, Luísa Faraco Meneghel, Leticia Ribeiro Rodrigues, Marcos Antônio dos Santos, Irani Dias Junior, Oscar Mauricio Ferreira, Fabricio José de Souza.

Ausência de substituição de chefias preocupa categoria 

A ausência de substituição de chefia durante as férias vem preocupando trabalhadores da Celesc. Em uma das maiores lojas de atendimento do estado, os empregados ficaram indignados com o fato de permanecerem sem ter um gerente por perto para auxiliar em determinadas demandas. A gerente mais próxima, a quem eles devem se reportar, está lotada fisicamente na Regional, trazendo prejuízos ao atendimento. O Sinergia solicitou à Diretoria de Gestão uma reunião para tratar do tema. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui