O GAPA-SC – Grupo de Apoio a Prevenção da AIDS foi fundado em Florianópolis em 1987 por Rui Martins Iwersen, Betina Meirelles e Alexandre Maia, num contexto em que houve um aumento no índice de AIDS na capital. O GAPA está concentrado nas causas de saúde, educação e assistência social, com ações voltadas ao acolhimento psicossocial, no âmbito do serviço social.
Por meio de seus programas e projetos, a ONG mobiliza e acolhe centenas de pessoas vivendo com HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e tem como público prioritário no combate ao HIV/AIDS as pessoas da comunidade LGBT+, jovens de 14 a 24 anos, pes soas em situação de rua, trabalhadores sexuais, mulheres que sofreram violências e pessoas pretas.
Atualmente, a associação passa por diversas dificuldades e acumula uma dívida que ultrapassa 30 mil reais, correndo o risco iminente de ter suas atividades paralisadas. A falta de financiamento, dívidas trabalhistas de outras gestões, despejo de sua sede histórica no alto da Rua Felipe Schimidt pelo governo de Santa Catarina, além da impossibilidade de participar de convênios e projetos aprofunda as dificuldades de continuidade dos trabalhos junto às pessoas que vivem com HIV e ISTs em Florianópolis. Hoje a entidade funciona provisoriamente na Passarela da Cidadania, na Passarela Nego Quirido, em parceria com a Assistência Social de Florianópolis.
Desse modo, apoiadores do GAPA procuraram o jornal Linha Viva pedindo que a categoria eletricitária também se junte à causa da manutenção do GAPA, divulgando as formas de ajuda financeira para poder reestruturar a associação nesse momento difícil.
Qualquer ajuda financeira é bem vinda nesse momento para tentar eliminar a dívida e voltar a atender a população sem risco de ter de fechar as portas.
A ajuda financeira pode ser feita das seguintes formas:
– Vaquinha virtual, pelo link https://www.vakinha.com.br/ vaquinha/ajude-a-fortalecer-as-ações-do-gapa-sc
– Depósito via conta bancária: Agência 5255-8 , Conta Corrente 1017740-0 (beneficiário Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS – GAPA – Florianópolis/SC)
– Ou através da chave-PIX: 48988371826
Caso queira conhecer mais sobre o GAPA, acesse a web. facebook.com/gapasc .
Ajudar a salvar o GAPA é ajudar a salvar vidas e a continuar a fazer o trabalho de excelência que a entidade exerce há quase 40 anos em Florianópolis.