Os Grupos de Trabalho (GTs) construídos através de cláusula de Acordo Coletivo de Trabalho ou por conta da Denúncia de Fato no Ministério Público do Trabalho (situação do atendimento comercial) tiveram pequenos avanços nas útimas semanas. Confira a seguir quais foram os avanços:
GT Anuênio: O Grupo de Trabalho que discute o pagamento do Anuênio para os empregados que foram admitidos na Celesc após outubro de 2016 concluiu os estudos e assinou na semana passada o relatório final, que será encaminhado à empresa e à Intercel nos próximos dias. Não houve consenso entre as partes quanto a números e prazos. É importante lembrar que o Grupo só faz os estudos técnicos. A partir de agora, será necessário entrar na fase de negociação entre empresa e sindicatos. A Intercel manterá a categoria informada nas próximas semanas.
GT Plano de Cargos e Salários: No Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022, na cláusula 47, ficou acordada a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a revisão do Plano de Cargos e Salários vigente na empresa. A primeira reunião do GT ocorreu em 21 de dezembro de 2022 e estendeu-se até 04 de julho de 2024, sendo que nesse período foram realizadas dez reuniões. Nesse período, as reuniões foram pouco produtivas e nada foi decidido, ficando pendente a continuidade dos trabalhos e possível encerramento do Grupo de Trabalho com apresentação de relatório final assinado pelas partes envolvidas, Celesc e In tercel. No dia 03 de março de 2025 os trabalhos foram retomados, sendo a primeira reunião para alinhamento dos trabalhos e definição de calendário de reuniões. O prazo estipulado para o encerramento dos trabalhos será junho de 2025, com realização de reuniões a cada 15 dias. Uma das principais premissas elencadas é que o Acordo do Salário Inicial que foi assinado em 2021 será incluído no Acordo do Plano de Cargos e Salários devido ao que está previsto na cláusula primeira do referido acordo, conforme transcrito abaixo: Parágrafo Único – O presente acordo coletivo será renovado, continuamente, até o último dia de vigência contratada, comprometendo-se as partes com a assinatura de novo acordo, enquanto não for revisado o Plano de Cargos e Salários 2007 vigente. Após o encerramento das discussões e em posse do relatório final, os Sindicatos que compõem a INTERCEL levarão ao conhecimento dos Celesquianos o resultado dos trabalhos. Após essa fase, serão iniciadas as tratativas de negociação junto à diretoria da Celesc. É importante recordar que nenhuma alteração poderá ser concretizada sem a aprovação da categoria na Assembleia.
GT Atendimento Comercial: Duas reuniões foram realizadas, em 21 de março e em 8 de abril. Esse GT é fruto da recomendação feita pelo MPT à empresa em inquérito civil. O objetivo do GT é buscar melhorias no atendimento à população e nas condições de trabalho nas lojas de atendimento, por meio da discussão do dimensionamento do quadro de atendentes comerciais e dos assistentes administrativos que dão suporte a esses processos. A próxima reunião está agendada para o dia 22 de abril.