A “conspiração consumista” é um documentário de 2024 da Netflix, dirigido pela indicada ao Emmy, Nic Stacey, que expõe as estratégias de marketing para incentivar a compra compulsória e desenfreada, sem pensar nas consequências de tanta produção, como no descarte quando a vida útil dos itens chegam ao fim.
Para contar como funciona, ex – funcionários de monopólios como Amazon, Adidas e Apple foram entrevistados, expondo o cotidiano de como trabalhavam para induzir cada vez mais o consumo. Foram listados 5 fatores primordiais que as empresas não querem que você saiba ou pense antes de concluir seu pedido online. São eles:
1- Venda mais: O lucro a todo custo, mas sem pensar em quanto e o que isto custará. Estratégias para criar a necessidade do consumo. Por ano, 140 bilhões de novos vestuários são produzidos, ou seja, 4,4 mil peças por segundo;
2- Desperdice mais: Obsolescência programada – materiais mais frágeis que duram menos tempo para você comprar mais e com maior frequência, já que os consumidores dependem da necessidade de substituir os produtos que já possuem. Nisto, 13 milhões de celulares são jogados ‘fora’ por dia;
3- Minta mentirosas mais: como “recicláveis”, mas que não podem ser recicláveis. Apenas 6% das embalagens produzidas podem ser realmente recicladas e reutilizadas;
4- Esconda mais: Todo material descartável é “jogado” em países super-explorados, como Tailândia, onde são triturados, enterrados e/ou queimados, mas sem responsabilidade das grandes empresas que o produzem;
5- Controle mais: + Algoritmos para criar necessidade e interesse de compra.
Sem mais spoilers, assista e entenda de onde vem a sua vontade de comprar inutilidades diárias.