
Dirigentes do Sinergia participaram entre os dias 7 e 8 de maio do evento “Diálogos do Trabalho SC: Os mundos do trabalho em tempos de inteligência artificial”. O evento debateu os impactos cada vez maiores da inteligência artificial nos diversos setores da sociedade, com foco no meio laboral. O termo “mundos do trabalho”, no plural, pretendia dar a perspectiva de que as diferentes categorias profissionais terão impactos distintos com as novas tecnologias a curto, médio e longo prazo ao longo dos anos.
De acordo com o dirigente do Sinergia Carlos Alberto de Souza, “o evento foi excelente, tivemos palestras com ótimos profissionais, como da ABIN e trabalhadores que atuam com mídias sociais e novas tecnologias. Percebemos que diversas categorias já estão sendo bastante afetadas pelas novas tecnologias e precisamos nos organizar para resistir e manter nossos empregos enquanto categoria eletricitária”. Carlos conclui que “a inteligência artificial precisa vir, sim, para proporcionar melhores condições laborais e mais descanso à classe trabalhadora”.
O evento foi promovido pela Superintendência do Ministério do Trabalho, em parceria com a Escola do Legislativo, FIESC, UFSC, DIEESE, entre outras entidades parceiras. Além do Sinergia, cerca de quarenta sindicatos de todo o estado enviaram representantes ao evento.