Na segunda-feira, 17 de novembro, o Sinergia promoveu a terceira edição do ”Café com História”. Nesta edição especial em alusão ao mês da Consciência Negra, o evento começou com uma apresentação cultural que trouxe música à noite. Depois do café, o auditório, lotado, assistiu ao documentário “Exceção e a regra” que retrata a demissão por racismo sofrida por Vicente do Espírito Santo, eletricitário da Eletrosul – hoje AXIA Energia.
Sobre o documentário: Vicente era trabalhador da Eletrosul desde janeiro de 1975, e foi dispensado sem justa causa em 1992, após 17 anos de serviços prestados. Durante o processo na Justiça do Trabalho, testemunhas relataram ter ouvido de seu superior hierárquico após saber que Vicente buscava explicações sobre a sua demissão: “O que este crioulo quer, agora que conseguimos clarear o departamento?”.
Durante dois anos Vicente buscou seus direitos com apoio de aliados como o Mo vimento Negro, do vereador de Florianópolis Márcio de Souza e também do próprio Si nergia. Assim, depois de precisar trabalhar como vendedor de porta em porta, em 1995, a Justiça reconheceu a demissão como discriminatória – foi dessa forma que o primeiro julgamento sobre racismo aconteceu no TST, e o eletricitário foi reintegrado ao corpo da Eletrosul.
Após a exibição do vídeo, uma roda de conversa sobre o caso foi iniciada por par ticipantes que conheciam Seu Vicente e estavam ligados ao caso na época, como o ex-dirigente do Sinergia, Dinovaldo Giolli, membros do Movimento Negro Unificado, um de seus advogados, Nilo Kawai, e sua própria filha, Anni Caroline.
Com o evento, que foi um sucesso, o Sinergia reafirmou sua postura histórica como entidade antirracista, independemente de qual data seja.
Seu Vicente, presente!
Assista o documentário completo através do link abaixo:

