O momento mais importante da construção da Pauta de Reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores da Celesc está chegando. A Assembleia Estadual que debate, unifica e referendar os pedidos e sugestões que vieram das Assembleias Regionais será realizada em 2 de agosto, no Centro de Tradições Gaúchas Fronteira da Querência, na Rua São Sebastião, n° 565, no bairro Fragosos, em Concórdia.
Toda a categoria está convidada a participar e votar as cláusulas que serão negociadas com a diretoria da Celesc, a partir de meados de agosto. É importante lembrar que todas as sugestões que vieram das Assembleias Regionais serão discutidas, haverá espaço para defesa das cláusulas e pode acontecer de uma sugestão trazida na Assembleia Regional não ter votos suficientes e não entrar na Pauta de Reivindicações da categoria. Da mesma forma, cláusulas que são contraditórias entre si ou que apresentam valores/índices diferentes também terão que ser debatidas e votadas pelos trabalhadores presentes. A ausência no debate e no voto significam dar anuência para que outros colegas de trabalho votem e decidam por você. Cláusulas que já geraram grande mobilização da categoria não passaram na Assembleia Estadual em anos anteriores e, mais tarde, causaram insatisfação entre muitos celesquianos.
Os cinco sindicatos que compõem a Intercel enviarão ônibus para Concórdia partindo das diversas regiões de Santa Catarina. É muito importante que você busque o quanto antes o/a dirigente sindical mais próximo de você e confira a forma e o prazo para se inscrever. A quantidade de vagas nos ônibus são limitadas e variam de sindicato para sindicato. Mesmo aqueles que pretendem ir para a Assembleia com veículo próprio (particular) devem fazer a inscrição.
Acordo de PLR 2025 será votado na Assembleia Estadual
Assim como ocorreu no ano passado, o Acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2025 também será debatido e votado durante a Assembleia Estadual de Concórdia. Desde dezembro de 2024, os sindicatos da Intercel têm cobrado da direção da Celesc o início das negociações da PLR. A diretoria adiou o início dos debates, sob pretexto, no início do ano, que precisava focar na resolução dos problemas do sistema Conecte. Mais adiante, a justificativa foi a saída do ex-diretor de Gestão Corporativa, Nelson Ronnie dos Santos (diretoria responsável pelas negociações). Somente após muita pressão e ameaça de mobilização da categoria é que a diretoria da empresa começou a negociar o Acordo de PLR, em meados de junho.
Até o momento, as negociações não tiveram grandes avanços e a Intercel aguarda respostas da direção da Celesc, especialmente em relação ao expurgo dos impactos negativos do Conecte (sem gerência dos trabalhadores) e sobre a possibilidade de elevação do percentual da parcela lucro a ser distribuída à categoria, em conjunto com a exclusão de seu limitador.
A próxima rodada de negociação da PLR 2025 está agendada para o dia 28 de julho, às vésperas da Assembleia Estadual. A Intercel espera que a Celesc encaminhe uma contraproposta justa e sem pegadinhas, que seja possível de ser debatida e apreciada na Assembleia Estadual. Em 2024, a contraproposta da empresa não contemplou os anseios da categoria e os trabalhadores fizeram uma greve de três dias. A disposição de luta dos trabalhadores permanece a mesma. É preciso que a gestão da Celesc esteja atenta e apresente uma contraproposta decente, se não quiser o enfrentamento. Vamos à luta!