Errata: CIPAs na Celesc
A edição 1626 do jornal Linha Viva divulgou erroneamente que algumas CIPAs na Celesc não teriam recebido recursos para realizar as SIPATs. Ao contrário do divulgado, as CIPAs receberam recursos para as SIPATs. O que foi apurado é que, em alguns locais, os recursos foram insuficientes.
Eleição para Conselho Deliberativo da Celos
Nessa quarta-feira, 6 de novembro, foi realizada a eleição para uma vaga de suplência do Conselho Deliberativo da Celos. Até o fim dessa edição, a eleição não havia encerrado. Henri Claudino, candidato único, apoiado pela Intercel e pela APCelesc, deve ser eleito, tendo em vista que não há quorum mínimo para esse pleito. A campanha foi encerrada essa semana com visita a trabalhadores da Administração Central da empresa.
Seminários Regionais seguem pelo estado
Após a realização dos Seminários Regionais com celesquianos da Agência Regional Florianópolis e Administração Central, nessa semana os Seminários foram realizados com colegas de Lages, Rio do Sul e Blumenau. Amanhã, sexta-feira, será realizado com trabalhadores da Celesc de Itajaí. Na próxima semana, será a vez de empregados de Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra debaterem a gestão da empresa. Participe!
Novembro Azul e a conscientização sobre o câncer de próstata
O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. No Brasil, esse é o segundo câncer mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Somente em 2023, foram pelo menos 70 mil novos casos registrados. Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.