A Federação Interestadual dos Urbanitários do Sul do Brasil (FESUL) foi criada por diversos sindicatos dos setores de energia e saneamento, em assembleia de fundação realizada em Florianópolis no dia 28 de junho de 2024. A diretoria eleita na assembleia de fundação realizou entre os dias 14 e 16 de abril o primeiro planejamento anual das atividades da Federação.
O evento ocorreu em Florianópolis e contou com a participação de diversos dirigentes dos sindicatos do Paraná e de Santa Catarina, que fazem parte da FESUL. O plano de ações debatido focou nas atividades inerentes ao andamento dos registros oficiais, à participação da FESUL nas lutas orientadas pela Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), que inclui especialmente as lutas contra as privatizações da área de Energia e de Saneamento, bem como as estratégias de ampliar a representação dos trabalhadores para alcançar os trabalhadores terceirizados.
O planejamento realizado ratificou a decisão da assembleia de fundação, de filiar a Federação Sul na Confederação Nacional assim que prontos os registros necessários da FESUL.