Em novembro, Santa Catarina registra um triste recorde negativo de 9 feminicídios. Na última sexta-feira, 21, bem próximo à data em que se celebra o Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher – 25 de novembro – um desses casos chocou a população, que foi a morte de Catarina Kasten, de 31 anos, morta em uma trilha na Praia do Matadeiro, no Sul da ilha.
Em meio a tantos casos violentos e cruéis, aos quais se soma o aumento das denúncias pelo mesmo motivo na Central de Atendimento à Mulher (telefone 180), e exatamente no mês dedicado à conscientização sobre essa forma de violência, vale trazer a indicação de uma escritora de Santa Catarina que expressa, por meio da ficção, essas questões – e que talvez nos ajude a refletir melhor sobre essa temática tão dolorosa.
Do Lado de Dentro do Mar é um romance publicado em 2018 e marca a estreia da escritora catarinense Daniela Stoll. Nele, a autora apresenta um retrato sensível e contemporâneo da vida de três mulheres cujas trajetórias se cruzam em Florianópolis. Entre tensões familiares, descobertas afetivas e a busca por autonomia, Sílvia, Margarete e Joaquina revelam, cada uma a seu modo, as contradições de uma sociedade ainda marcada por desigualdades de gênero e classe.
Apesar de haver diferenças marcantes entre as três, no que tange à geração, classe social e educação, todas compartilham um forte sentimento de solidão, amplificado por dilemas internos similares, em muito relacionados à visão patriarcal que ainda caracteriza a sociedade em que vivemos e que coloca a mulher em posição subalterna.
Com uma narrativa onisciente, altamente poética e intimista, Stoll revela a luta dessas mulheres por respeito e reconhecimento, bem como por sua liberdade em um mundo marcado pelo machismo e por estruturas sociais opressoras que dificultam a simples existência feminina. Contudo, mais do que um simples romance sobre mulheres, a obra deve ser lida por todas as pessoas que buscam um texto potente, envolvente e que, acima de tudo, explora com maestria e profundidade poética os vínculos humanos.
DANIELA STOLL

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022), Daniela Stoll é autora de Do Lado de Dentro do Mar, romance finalista do Prê mio São Paulo de Literatura (2019), e pesquisa sobre crítica literária feminista, li teratura e cidade, literatura brasileira contemporânea e literaturas pós-coloniais comparadas. Ministra oficinas de escrita criativa e realiza revisão de textos.

