Abstração geométrica de Cazão é tema de exposição inédita

Artista abre primeira exposição individual “ILUSÃO. O engano do olhar” na Galeria Berlin; entrada é gratuita

0
2
Crédito: Maristela Müller

Com mais de 20 obras inéditas, a mostra “ILUSÃO. O engano do olhar”, do artista Cazão, mergulha em um universo onde formas geométricas, cores e luzes se entrelaçam para provocar a percepção e questionar o que é real. Com curadoria de Maristela Müller, a exposição abriu em 3 de dezembro, na Galeria Berlin, em Florianópolis, e marca a primeira individual do artista no espaço.

Resultado de um ano de intensa pesquisa, criação e orientação artística, a mostra apresenta pinturas sobre tela e compensado, além de intervenções em objetos e murais. Segundo o artista, as obras investigam a tensão entre o que se vê e o que é real. Ao cruzar olhar e ilusão, ele recorre à abstração geométrica e aos fundamentos da teoria das cores para provocar e desafiar a percepção do espectador.

“O que mais me interessa neste projeto é o diálogo entre as obras, o espaço e as pessoas. Cada peça foi concebida para criar um campo de ilusão e movimento, onde o olhar do espectador é continuamente desafiado e convidado a explorar novas percepções”, afirma Cazão.

A proposta curatorial tensiona a fronteira entre o que se vê e o que se imagina. Segundo a curadora, aprendemos a desconfiar da ilusão. Mas, sem esquecer que a ilusão também é o território dos desejos e daquilo que projetamos para dar forma ao que nos falta.   

 “O conjunto de obras cria um ambiente onde o público é convidado a atravessar esse território vibrante, no qual as cores, as formas e a percepção se entrelaçam e desafiam continuamente o olhar. Onde a realidade se curva à potência da percepção”, compartilha Maristela.

Esta é a primeira vez que Cazão expõe na Galeria Berlin, localizada em um casarão histórico no coração de Florianópolis. “Estou muito feliz em apresentar este trabalho aqui. A galeria tem uma curadoria cuidadosa, um espaço e uma energia alinhada à proposta da exposição”, comenta o artista.

A visitação de “ILUSÃO. O engano do olhar”, poderá ser feita até 21 de fevereiro de 2026, nas terças, das 13h às 18h e de quarta a sábado, das 13h às 22h, na Galeria Berlin, localizada na Rua Vítor Konder, 409, no Centro de Florianópolis/SC.

Serviço: Exposição ILUSÃO. O engano do olhar, de Cazão 

Local: Galeria Berlin (Rua Vítor Konder, 409, Centro, Florianópolis/SC) 

Visitação até 21 de fevereiro de 2026, terças das 13h às 18h e de quarta a sábado, das 13h às 22h

Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui