Circuito de arte em Santa Catarina é tema do novo livro de Kamilla Nunes

“Maresia: Arte Contemporânea em Santa Catarina” será lançado na quinta-feira, dia 11 de dezembro na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis

0
7
Crédito: Divulgação

Santa Catarina ganha um novo registro de sua produção artística contemporânea. No próximo dia 11 de dezembro, às 19h, a Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, recebe o lançamento de “Maresia: Arte Contemporânea em Santa Catarina”, obra da artista visual, curadora e professora Kamilla Nunes. A entrada é gratuita.

Aos 37 anos, a manezinha que escreve sobre arte desde os 18 consolida em 208 páginas uma pesquisa que atravessa décadas e reúne entrevistas, depoimentos e ensaios de artistas e curadores atuantes no estado.

A publicação, aprovada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024 e publicada em coedição pela CAIS Editora e EditoraEditora, será distribuída gratuitamente em versões impressa, digital e audiolivro. No tamanho A5 e dividido em seis capítulos, Maresia se organiza em três grandes eixos: circuitos, artistas e instituições, e busca compreender a virada do século XXI na arte contemporânea, sem cair em rótulos ou bairrismos.

Kamilla ressalta que a obra se organiza como um percurso compartilhado, fragmentos que se abrem em múltiplas direções, como um arquipélago de experiências, onde cada ilha é correnteza, memória em deriva, pensamento em movimento.

“Distante da lógica do bairrismo e da tentativa de fixar características de uma ‘arte catarinense’, prefiro pensar, com Édouard Glissant, em arquipélagos: espaços de relação que admitem a multiplicidade do real, aproximam litorais e aceitam a deriva sem reduzi-la à futilidade. É nesse mar que este livro se escreve, feito de errâncias, ecos, maresias e correntes cruzadas”, compartilha Kamilla.

A autora, que em 2013 publicou o livro “Espaços Autônomos de Arte Contemporânea”, atua como curadora e professora e já passou por diversas instituições de Santa Catarina, sempre com foco na criação de espaços de encontro e reflexão sobre os processos artísticos e curatoriais, sente-se feliz em lançar mais um trabalho num dos espaços mais conceituados de arte contemporânea em Santa Catarina. “É uma honra e um privilégio lançar este livro na Fundação Cultural Badesc”, completa.

O lançamento acontece na Fundação Cultural Badesc, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui