O Sinergia ficou famoso nas décadas de 1980/90 por promover o bloco da Kombi Quebrada no centro de Florianópolis, partindo da Praça Pereira Oliveira, no sábado de Carnaval, dia do bloco dos sujos. Neste Carnaval, para não perder o hábito da presença na folia, o Sinergia atuou de forma diferente: os dirigentes sindicais liberados foram para o meio do povo distribuir leques de papelão com mensagens em defesa da manutenção da Celesc Pública e da Reestatização da Eletrobras. Também foram entregues leques- -convite para a mobilização do #8M, Dia Internacional da Mulher.
De acordo com a diretora de Cultura do Sinergia, Caroline Borba, a ideia era unir a tradição da presença do Sinergia no Carnaval de Florianópolis com a luta em defesa das empresas públicas: “o QR-Code contido no leque levava o folião a acessar o site da campanha Salve a Energia, com informações e dados sobre a luta pela reestatização da Eletrobras. Foi momento também de convidar a população para se unir na luta contra todas as formas de violência contra a mulher”.
Nos dias seguintes ao Carnaval, o site www.salveaenergia.com.br teve um aumento significativo de acessos, especialmente da região da Grande Florianópolis.