Fique por dentro: Seminários Regionais na Celesc

0
13

Errata: CIPAs na Celesc

A edição 1626 do jornal Linha Viva divulgou erroneamente que algumas CIPAs na Celesc não teriam recebido recursos para reali­zar as SIPATs. Ao contrário do divulgado, as CIPAs receberam re­cursos para as SIPATs. O que foi apurado é que, em alguns locais, os recursos foram insuficientes.

Eleição para Conselho Deliberativo da Celos

Nessa quarta-feira, 6 de novembro, foi realizada a eleição para uma vaga de suplência do Conselho Deliberativo da Celos. Até o fim dessa edição, a eleição não havia encerrado. Henri Claudino, candidato único, apoiado pela Intercel e pela APCelesc, deve ser eleito, tendo em vista que não há quorum mínimo para esse pleito. A campanha foi encerrada essa semana com visita a trabalhadores da Administração Central da empresa.

Seminários Regionais seguem pelo estado

Após a realização dos Seminários Regionais com celesquianos da Agência Regional Florianópolis e Administração Central, nessa semana os Seminários foram realizados com colegas de Lages, Rio do Sul e Blumenau. Amanhã, sexta-feira, será realizado com trabalhadores da Celesc de Itajaí. Na próxima semana, será a vez de empregados de Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra debaterem a gestão da empresa. Participe!

Novembro Azul e a conscientização sobre o câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o cân­cer de próstata. No Brasil, esse é o segundo câncer mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Somente em 2023, foram pelo me­nos 70 mil novos casos registrados. Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de be­xiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doen­ça e orientar sobre o tratamento adequado. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Pros­tático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui