Neste mês de outubro, foi lançado o livro Música Extrema em Deba(r)te: Saberes e Práticas Marginais, pela editora Pimenta Cultural, que tem como um dos organizadores o celesquiano e membro do Sinergia Cristiano dos Passos e que contribuiu também com um dos capítulos da obra. O livro é o terceiro volume de uma série de publicações envolvendo pesquisas acadêmicas sobre música extrema, bem como contos, histórias em quadrinhos e ilustrações feitas por membros da própria cena musical de vários locais do Brasil e também da América Latina.
Esta edição conta com 20 artigos nas mais diversas áreas do conhecimento, passando pela Tradução, Análise do Discurso, Geografia, Antropologia, História, Educação, Comunicação Social, Sociologia, Filosofia, entre outras. Além de Cristiano dos Passos, outro artista catarinense – Diego Sebold, que também é músico – participa como ilustrador de uma das artes que compõem o livro.
Nas palavras dos organizadores, o objetivo desta publicação é mostrar a cena musical extrema “como manifestação legítima de uma anti/contra/sub/outra cultura, que, se por um lado não se submete aos ditames do capital, do Estado, da religião, da militarização, das hierarquias familiares patriarcais, ao mesmo tempo, estava recheada de contradições, violências e más contaminações da sociedade que essa mesma música extrema ansiava em rechaçar”.
O livro pode ser baixado gratuitamente no link https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/09/eBook_musica-extrema-debarte-1.pdf e também adquirido em formato físico em diversas plataformas eletrônicas, incluindo UM LIVRO e AMAZON.