“Revista Íntima”, com Milena Moraes e Drica Santos é a nova produção da Cia La Vaca

Espetáculo dirigido por Vicente Concilio e baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de outubro em Florianópolis; entrada é gratuita

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A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetácu­lo “Revista Íntima”. A peça será apresentada nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Teatro Car­men Fossari, em Florianópolis, com entrada gratuita. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigi­do por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.

No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreenden­te sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.

“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indire­tamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mun­do”, destaca Renato Turnes, um dos responsá­veis pela produção do espetáculo.

Em “Revista Íntima”, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em tra­balhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presí­dio pela primeira vez. Era a Penitenciária Femi­nina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artís­ticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio.

A proposta de direção traz decisões funda­mentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.

Milena, atriz que também assina a produ­ção do projeto, destaca que a montagem in­voca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa ne­cessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.

A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da com­panhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diver­sidades) no contexto prisional”, completa.

Diálogos importantes

O projeto reafirma o compromisso da La Vaca com a criação de espetáculos que dialo­gam com questões relevantes para a realidade brasileira do nosso tempo, como já fez com montagens de destaque como “Kassandra” e “Homens Pink”. “Revista Íntima” teve seu pro­cesso de criação compartilhado com mulhe­res que cumprem pena no Presídio Feminino de Florianópolis, que participaram de leituras e ensaios. O projeto promoveu também ações públicas de caráter reflexivo, por meio de en­contros com a professora da Universidade de Michigan Ashley Lucas e com a dramaturga Dione Carlos.

A peça conta com o trabalho de Hedra Rockenbach na luz e no som. Hedra, que co­laborou em outros projetos da companhia, foi recentemente premiada com o Best Teamwork in the Exhibition of Countries and Regions na Quadrienal de Praga 2023, além de quatro vezes reconhecida pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2014, 2012, 2007 e 1997. Karin Serafin, figurinista parcei­ra da companhia em produções como “UZ” e “Homens Pink”, também retorna, reafirmando a força das parcerias criativas de longa data com a La Vaca.

“Revista Íntima”, com classificação de 16 anos e duração de uma hora, é resultado do projeto Infiltração: teatro e encarceramento fe­minino na montagem do texto Revista Íntima, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.

As apresentações gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari, que fica na Rua Des. Vítor Lima, 117, bairro Trindade, em Florianó­polis/SC, a partir das 20h30 nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Na sexta, 25, haverá audiodes­crição e no sábado, 26, intérprete de Libras. Os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes da apresentação.

Cia La Vaca

Criada por Milena Moraes e Renato Turnes em 2008, a La Vaca Companhia de Artes Cê­nicas consolidou-se como uma das principais companhias de teatro de Santa Catarina, com relevância crescente no cenário nacional. Des­de o seu primeiro espetáculo, “Mi Muñequita”, que esteve em cartaz por 4 anos e circulou por mais de 30 cidades no país, além de duas circulações importantes por Santa Catarina, a companhia se destaca pelo apuro estético na abordagem de textos que trazem reflexões sociais urgentes. A montagem mais recente, “Homens Pink”, performance solo de Renato Turnes, fez temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro nos últimos dois anos. “Homens Pink”, que inclui tanto uma performance te­atral quanto um documentário com homens gays maiores de 60 anos, resultado da pesqui­sa sobre arte e memória em que a companhia tem investido na última década, segue no pró­ximo mês para mais uma temporada no Rio de Janeiro, ampliando ainda mais o impacto do projeto.

Conheça mais da La Vaca Companhia de Ar­tes Cênicas no cialavaca.com e no @cialavaca

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