Intercel participa de Fórum em defesa do serviço público
A Intercel participou na última sexta-feira, 28, da reunião de planejamento de ações para 2025 do Fórum Catarinense em defesa do Serviço Público. Um dos objetivos do coletivo é unir forças para defender o serviço público e os direitos dos trabalhadores. O Fórum nasceu da resistência das entidades sindicais contra as ameaças da destruição do serviço público, um importante espaço de debate que constroi ações conjuntas e que tem realizado diversas atividades que unem trabalhadores e trabalhadoras. Neste planejamento participaram vários sindicatos do estado e a Intercel levou como sugestão a participação do coletivo nas lutas pela Celesc Pública e reestatização da Eletrobras.
Almoxarifado da Celesc em risco?
Trabalhadores do Almoxarifado Central da Celesc estão preocupados com os boatos de que o terreno de Palhoça seria vendido. Nos corredores, suspeita-se que a empresa venderia o terreno próprio para pagar aluguel de imóvel em outro local. Empregados questionam se a informação é verdadeira e, sendo verdadeira, se a operação faria sentido.
61 anos do golpe militar
Nessa semana o golpe militar no Brasil completou 61 anos. De 1964 a 1985 militares impuseram ao país um regime autoritário com repressão política, milhares de assassinatos e perseguições. Durante o período, não havia liberdade de organização e expressão: sindicatos eram invadidos, sofriam intervenções, diretoras eram cassadas, trabalhadores e trabalhadoras eram interrogados e até presos arbitrariamente, além das torturas e assassinatos. É preciso lembrar desses fatos para que a história nunca mais se repita. Quem pretende dar um novo golpe à democracia precisa pagar pelo seu crime. Sem anistia.