Intercel tem primeira Coordenadora

Caroline Borba assume Coordenação da Intercel por um ano

0
10

A Intercel é um coletivo de cinco sindicatos majoritários (que representam todos os trabalhadores da Celesc), e um de classe. O Sintresc representa trabalhadores da região Sul de Santa Catarina, o Sinergia é o representante na Grande Florianópolis, o Sintevi em todo o Vale do Itajaí, o Sindinorte no Norte do estado e Planalto Norte e o Stieel na região da Serra, Oeste e Extremo Oeste. Além desses, também compõe a Intercel o Saesc – Sindicato dos Administradores de Santa Catarina, com jurisdição em todo o território catarinense. Anualmente, os sindicatos revezam entre si a Coordenação da intersindical. O papel da Coordenação é ser o elo entre os sindicatos e a direção da Celesc, responsável por assinar documentos e correspondências oficiais que tratam dos direitos da categoria, além de ser a pessoa responsável por conduzir, pela parte dos trabalhadores, as negociações do Acordo Coletivo e demais Acordos a serem construídos durante o ano. 

Apesar de terem passado pela Intercel muitas dirigentes mulheres ao longo dos anos, nenhuma delas assumiu a função de Coordenação até hoje. 

Essa história começou a mudar na última sexta-feira, durante o Planejamento da Intercel: o Sinergia, que era o sindicato da vez no rodízio da Coordenação, indicou para a função Caroline Camargo Borba. 

Carol, como é conhecida, é bibliotecária e empregada concursada da Celesc há quase 18 anos, tendo atuado no antigo CEFA e no Gabinete de Projetos Estratégicos da empresa durante a maior parte de sua carreira profissional. Ela está liberada para o Sinergia há quatro anos e é Diretora de Cultura no sindicato há pouco mais de um ano. 

No discurso de posse, na semana passada, ela pediu o apoio de dirigentes sindicais e da categoria para poder desempenhar bem a função no próximo período: “a Coordenação conta com o apoio de dirigentes e com a categoria para construir bons Acordos durante o ano”. O primeiro desafio de Caroline será a conclusão da negociação do Acordo de PLR 2024 de celesquianos e celesquianas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui