Protesto na Elos

TRIBUNA LIVRE | Por Dinovaldo Gilioli, o Dino, empregado aposentado da Eletrosul e ex-dirigente do Sinergia

0
18

 Enfrentando a manhã chuvosa e fria de sexta, 20 de setembro, data em que se realizou de forma virtual a reunião do Conselho Deliberativo da ELOS, várias pessoas deixaram o conforto de suas casas e fizeram um protesto na Fundação. Na ocasião, entregaram uma carta das entidades integrantes da Intersul para a diretoria da ELOS e fizeram um diálogo franco e aberto, que contou também com a presença de seus empregados. 

O ato foi uma forma de registrar o descontentamento, a  indignação com a falta de respeito com os participantes e assistidos da Fundação, por parte da Patrocinadora CGT Eletrosul/Eletrobras, que quer impor mudanças na ELOS visando acabar com a representação dos participantes na sua diretoria. No caso, a Diretoria de Seguridade Social, que é eleita. 

Além disso, suspeita-se, pela falta de transparência no processo, desrespeitando inclusive cláusula de Acordo Coletivo, que há a intenção de levar o dinheiro das aposentadorias de todo grupo para ser administrado por um banco.

O que seria, na prática, o fim das Fundações. Várias foram as falas no sentido de preservar o patrimônio da ELOS, a fim de garantir a tranquilidade no presente e futuro para os seus participantes e assistidos. Foi registrado um vídeo – no instagram do Sinergia – que retrata um dos momentos do ato que, encharcado de solidariedade e companheirismo, encerrou cobrando ações das autoridades e mostrou disposição para continuar a luta em defesa da ELOS, de seus empregados e dos participantes e assistidos da Fundação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui