[CASAN] Trabalhadores aprovam contraproposta ao ACT 2025/2026

Sinergia participou de Assembleia e de ato em defesa da Casan pública na semana passada

0
75

Trabalhadoras e trabalhadores da Casan promoveram um ato na Assembleia Legislativa em defesa da empresa pública na quarta-feira, 18 de junho. Presente no ato, o deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL), demonstrou apoio à causa e disse ser necessária uma luta pela moralização e reconhecimento da Casan pela população: “esse desgaste não é culpa de vocês, mas das gestões que foram desmontando a empresa ao longo dos anos e hoje sobrecai nas costas de vocês. É tarefa nossa remoralizar a empresa e trabalhar isso com a população”.

O assessor parlamentar Marcel Salomon, representando o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) – que estava em missão da Alesc na China – também demonstrou apoio em defesa da Casan pública e das lutas da categoria.

Ato contínuo, trabalhadoras e trabalhadores de todo o estado presentes na Alesc apreciaram e aprovaram, por maioria, a contraproposta ao Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026. De acordo com dirigentes do Sintaema SC – sindicato que representa os casanianos -, a negociação desse ano foi extremamente difícil e a empresa fez diversos ataques aos direitos da categoria, especialmente ao plano de saúde. 

Mas, ao final, após uma série de mobilizações e muita luta, foi possível chegar a um Acordo sem perdas para os trabalhadores.

Entre as conquistas da categoria, estão o reajuste das cláusulas econômicas pela inflação, a manutenção das cláusulas do ACT até então vigente e a constituição de uma comissão paritária para discutir novas formas de custeio e equilíbrio do plano de saúde dos casanianos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui