Ativos e aposentados unidos em defesa da ELOS

Protesto foi realizado em Florianópolis na última sexta-feira, dia 20

0
16

Na última sexta-feira, dia 20, dirigentes sindicais, trabalhadores e pessoas aposentadas estiveram na sede da Elos para protestar contra a realização de uma reunião do Conselho de Administração, que ocorreu de forma virtual e com a pauta sob sigilo. A Intersul soube da ocorrência dessa reunião e, da noite para o dia, mobilizou as pessoas aposentadas e da ativa para que pudessem estar na Fundação durante a reunião.

 A suspeita é que nesta pauta estejam mudanças significativas no estatuto da Fundação, com o intuito de reduzir a participação das pessoas na eleição da Diretoria de Seguridade. Durante o ato, houve diálogo com trabalhadores e trabalhadoras da entidade, além de dois diretores da Elos. O Conselho de Administração não esteve presente, pois realizava a reunião virtual.

 A seguinte carta foi encaminhada para a presidência do Conselho Deliberativo da Fundação Elos: “O coletivo de Sindicatos que integram a Intersul representa contingente significativo dos participantes da Fundação Elos, sejam ativos ou aposentados, tanto nos seus interesses trabalhistas como previdenciários. Em razão desta representação vimos por meio desta requerer que neste período de transição dos mandatos dos atuais conselheiros para os novos representantes eleitos pelos participantes, o Conselho Deliberativo da Fundação se abstenha de realizar reuniões de deliberação de temas sensíveis aos participan tes, tais como, alterações de regulamento bem como alterações estatutárias. Tais alterações impactam significativamente o contrato de adesão bem como as relações existentes entre a Fundação e o participante, não devendo ser realizadas sem que um debate mais profundo das alterações seja propiciado. Adicionalmente solicitamos que as deliberações desta natureza só venham a ser pautadas após as entidades de representação dos participantes como sindicatos e associações de empregados ou aposentados tomem conhecimento das alterações e tenham a oportunidade de manifestar o entendimento e as considerações de interesse dos participantes”. 

Assina a carta o Coordenador da Intersul, Wanderlei Lenartowicz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui