Você sabe o que significa LGBT+?

No mês de junho, o jornal Linha Viva explica o significado de cada letra da sigla

0
17

A última sigla e a última edição de páginas 4 sobre LGBTS será sobre o “T”, de transexuais e travestis. Diferente das 3 siglas anteriores, esta é sobre identidade de gênero.

Mas afinal, qual a diferença entre SEXUALIDADE E GÊNERO?

Sexualidade é a atração romântica e/ou sexual que uma pessoa sente por outra, seja de um homem por uma mulher (relação heterossexual), um homem por outro homem (relação homossexual), mulher por outra mulher (relação homossexual), ou de uma mulher por mulher e homens (relação bissexual). Ainda em relação a sexualidade, é importante destacar as siglas A, de assexual e P de pansexual. Pessoas assexuais podem ter relações afetivas e românticas com outras pessoas (independente de gênero), porém, elas não sentem desejo sexual. Já os pansexuais se relacionam com pessoas identificadas com qualquer tipo de gênero.

Gênero é o sexo em que a pessoa se identifica – homem, mulher, não-binárie.

A partir dessa distinção, vamos falar sobre as pessoas transexuais e travestis, o “T” da sigla LGBT+: transexual é a pessoa que nasceu com determinado sexo, seja feminino ou masculino, que durante a sua vida, se reconheceu como uma pessoa do sexo oposto. Pessoas travestis são mulheres trans que preferem ser chamadas assim como forma de resistência política, ressignificando a palavra, já que historicamente esse termo era utilizado pejorativamente.

Por isso, é fundamental perguntar às pessoas com qual pronome gostariam de ser chamadas – ela/dela, ele/dele, ou ainda em caso de pessoas com gênero fluído (não-binárias), elu/delu.

NÃO COMETA O ERRO DE TENTAR ADIVINHAR O GÊNERO DE NINGUÉM – E JAMAIS REPITA AS SEGUINTES FRASES:

“Você parece mulher!” – apenas pergunte o gênero que a pessoa se identifica e como gostaria de ser chamada, pois mulheres e homens não precisam ter determinado tipo de aparência para se identificarem com determinado gênero.

“Realmente ela é linda, pena que não é mulher de verdade” – todas as pessoas que se identificam como mulheres são mulheres de verdade.

“Se você não me contasse, eu ia continuar achando que você é homem!” – Você não precisa achar nada, apenas respeitar a identidade de gênero de outrem.

“Você nunca vai fazer o que um homem de verdade faz” – O que um homem de “verdade” faz?.

Você que leu até aqui, caso ainda sinta insegurança sobre os estudos de gênero e sexualidade, pesquise, leia e aprenda! O maior preconceito pode estar na sua falta de conhecimento.

*Vale ressaltar a presença das letras QIAPN+ nas siglas da comunidade.

Q= Queer, são pessoas que não se encaixam nos gêneros impostos pela sociedade.

I= Intersexo, são pessoas que nascem com características sexuais distintas da noção binária da sociedade.

A= Assexuais, são pessoas que podem ter atração romântica, mas não possuem atração sexual.

P= Pansexuais, são pessoas que se atraem romântica e sexualmente por todos os tipos de gêneros.

N= Não bináries, são pessoas que podem se identificar com ambos gêneros, nenhum deles, ou fluir entre um e outro.

Você não precisa ser parte da comunidade LGBTQIAPN+ para combater a homofobia. Todes contra a discriminação de sexualidade e gênero!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui